As altas temperaturas da temporada primavera/verão e o período chuvoso típico dessas estações do ano são preponderantes para o aparecimento de animais peçonhentos, sobretudo escorpiões, nas casas e quintais. É nesse período do ano que a população deve redobrar a atenção, em decorrência de ser a época propícia para a reprodução dos animais.

Neste sentido, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros orienta sobre como evitar o aparecimento dos animais. “Não existe uma aplicação de produtos para o controle do escorpião. Ele só aparece em consequência de sujeira e acúmulo de lixo e entulhos. Se os moradores mantiverem os ambientes limpos, consequentemente esses animais não irão aparecer”, destaca Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ.

Flamarion explica ainda que “é importante vedar frestas, vãos, buracos e ralos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada. Também é importante não acumular restos de materiais de construção, nem jogar lixo doméstico em lotes vagos que podem servir como abrigo para esses animais”. O coordenador também explica que é de fundamental importância afastar móveis, como camas e guarda-roupas, pelo menos dez centímetros das paredes, além de balançar roupas e calçados antes do uso.

“A aplicação de produtos para o controle desses animais peçonhentos não é recomendada, já que não provoca morte e pode fazer com que eles deixem os esconderijos, aumentando a chance de acidentes. Com as altas temperaturas, os escorpiões saem do abrigo para realizar a reprodução e procurar novos ninhos, e os acidentes ocorrem nessa transição”, explica Flamarion.

Via Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =