O município de Montes Claros começou a aplicar a quarta dose, a segunda de reforço, contra a Covid-19. O prefeito Humberto Souto, através do Decreto nº 4378, publicado nesta quinta-feira (07) explica que considerando que o Município tem seguido os critérios definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 e a autonomia constitucional do Município para estabelecer regras complementares sobre o sistema de vacinação e considerando as peculiaridades locais, fica determinado à Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da 4ª dose (2ª dose de reforço) do esquema vacinal contra a Covid-19, com as doses disponíveis, aos idosos acima de 70 anos de idade, que tenham tomado a 1ª dose de reforço há mais de quatro meses.

A Secretaria Municipal de Saúde poderá iniciar, com as doses disponíveis, a aplicação da 4ª dose (2ª dose de reforço) do esquema vacinal em outras faixas etárias, de acordo com determinação do Estado de Minas Gerais. Desde o dia 23 de março que o Ministério da Saude determinou a aplicação da 4ª dose (2ª dose de reforço) do esquema vacinal contra a Covid-19, com as doses disponíveis, aos idosos acima de 70 (setenta) anos de idade, que tenham tomado a 1ª dose de reforço há mais de quatro meses.

O Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. A orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer. As vacinas da Janssen e da AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço de idosos. De acordo com o ministério, parte dos estados têm esses imunizantes em estoque. A aplicação da quarta dose em outras faixas etárias não está prevista nos planos do governo, mas essas recomendações “podem ser revistas a qualquer momento”, segundo a pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =