A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está entregando kits de livros infantis do programa “Conta Pra Mim”, que tem por objetivo a promoção do Letramento Familiar entre os beneficiados pelo programa Criança Feliz. A entrega acontece por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o objetivo é estimular as crianças a desenvolverem, por meio de atividades simples e divertidas, habilidades como ouvir, falar, ler e escrever.

O município de Montes Claros é o único no estado de Minas Gerais que participa da ação-piloto, beneficiando 945 famílias da cidade. O projeto Conta Pra Mim tem sido de fundamental importância para incentivar nas crianças o gosto pela leitura. As famílias estão participando ativamente, com apoio dos orientadores, criando e praticando atividades para fortalecer o vínculo e a interação familiar.

Tainara Alves Macedo, 32 anos, é mãe de Theo, de dois anos, e moradora da Vila Tiradentes. “O Programa bateu em minha porta e tem me acolhido e acolhido meu filho, que é autista. E esse projeto é de fundamental importância, principalmente para meu filho. E agora fomos contemplados com os livrinhos do Conta Pra Mim, que têm transformado a vida de meu filho”, frisa.

Assistida pelo programa desde o ano passado, Elcy da Conceição Costa, 34 anos, é mãe de Anny Beatriz, de um ano de idade. Ela participa incentivando a criança com as atividades propostas pelo programa. “O Programa Criança Feliz me atende desde os primeiros meses de minha filha, e está sendo de fundamental importância, porque contribui para o desenvolvimento dela. Com o programa, eu tive oportunidade e apoio para incentivá-la em seu crescimento, com brincadeiras criativas e fáceis de fazer”, afirma.

Ingrid Lorrane Lima tem 21 anos e é mãe de Lunna Emanuele (3 anos) e Mellyne Gabriely (2). Moradora do Delfino Magalhães, ela conta que “o projeto Conta Pra Mim, do Programa Criança Feliz, tem sido muito importante para desenvolver o hábito pela leitura, antes mesmo das crianças serem matriculadas na escola. Além disso, as brincadeiras propostas têm proporcionado um desenvolvimento diferenciado no dia a dia das crianças”.

Patrícia Cristina Prudêncio Silva, de 29 anos, mora na Vila Guilhermina. Grávida de oito meses e mãe de Isabelle Luisa, de um ano, ela afirma que “o programa faz parte de todo o processo de formação da minha filha. Além de contribuir com o aprendizado, fortaleceu muito o vínculo familiar”.

CRIANÇA FELIZ – Criado em 2017, é um programa intersetorial que atende famílias com gestantes ou crianças de 0 a 6 anos, levantando as principais necessidades e auxiliando cada lar. Atualmente, o programa está presente em todas as regiões de Montes Claros através dos dez CRAS urbanos, com cerca de 1.100 usuários e beneficiando diretamente mais de 14 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − doze =