Ela foi referência na luta pela humanização na gestão da saúde mental

Na sessão ordinária de quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Montes Claros prestou justa homenagem a líder de movimentos sociais em prol dos assistidos em questões psíquicas Helena Macedo, dando o nome dela ao Centro de Atenção Psicossocial-Transtorno Mental.
Outro projeto nomeou o Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas de “Seu Robson”, em homenagem a Robson Xavier da Silva, ex-presidente da Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Rede de Atenção Psicossocial. O terceiro projeto denomina o Centro de Atenção Psicossocial-Infanto Juvenil de “Aquarela”.
Ativista da saúde mental na cidade, Helena Macedo foi uma lutadora contra as injustiças sociais, desenvolvendo uma série de atividades em benefício das pessoas em situação de fragilidade. Em sua própria residência, acolhia crianças pobres ou com alguma deficiência.
Ela participava ativamente do Conselho Municipal de Saúde. Helena Macedo não era usuária do serviço, mas uma defensora da saúde, especialmente da saúde mental. Familiares da homenageada acompanharam a aprovação do projeto.
Os nomes sugeridos para as homenagens póstumas são referentes a pessoas da comunidade que foram assistidas pelo trabalho dos CAPS ou que trabalharam pelos serviços de saúde mental de Montes Claros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dois =