Município do Norte de Minas se tornou uma das cidades mineiras com mais áreas verdes dentro do espaço urbano
Por Luiz Ribeiro – Estado de Minas

Montes Claros, no Norte de Minas tornou-se uma das cidades mineiras com mais áreas verdes dentro do espaço urbano. Nesta quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi inaugurado o Parque Ambiental Cândido Canela, localizado no Bairro Canelas, fundo do terminal rodoviário.

Este é o quinto parque ecológico instalado na cidade. Antes, o município já contava com outros quatro parques municipais: Milton Prates, Mangueiras, Sapucaia, Sagarana e o Parque Estadual da Lapa Grande. Este último, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), conta com 15.320 hectares, situado a cinco quilômetros da área urbana.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, disse que a Prefeitura prepara a instalação de mais três áreas verdes: o Parque Belvedere, que abriga a antiga Lagoa dos Portugueses, entre os bairros Camilo Prates e Belvedere; o Parque Antônio Jorge (Mangues), entre os bairros Park Residencial Sul e José Corrêa Machado e uma outra área de preservação que será criada junto ao novo Distrito Industrial, na Estrada da Produção, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

“Hoje, se considerarmos o Parque da Lapa Grande, podemos dizer que Montes Claros, em breve, terá uma extensão de áreas verdes maior do que a de Curitiba”, afirmou o secretário Paulo Ribeiro. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONG), a Capital Paranaense conta com índice área verde por habitante cinco vezes maior do que o recomendável, que é de 12 metros quadrados por morador.

O Parque Cândido Canela inaugurado nesta quarta-feira tem área de 19 mil metros quadrados, que foi toda cercada e conta com pista de caminhada e esculturas, confeccionadas por artistas plásticos da cidade. A área verde foi instalada em um local que era freqüentado por usuários de drogas e vândalos.

As obras de urbanização do imóvel contaram com a atuação de oito detentos inseridos no projeto social “Além das Prisões”. Eles contam com remissão de pena – redução de um dia de reclusão para cada três dias trabalhados.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), destacou que a Municipalidade investe na criação de áreas verdes em busca da melhoria de qualidade de vida da população, oferecendo opção para que os moradores possam fazer caminhadas e outros exercícios físicos. Nesse sentido, o Parque Cândido Canela receberá também uma quadra poliesportiva e uma academia ao ar livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 13 =