Ecocrédito é programa da Prefeitura de Montes Claros e tornou-se referencial nacional.

O produtor que aderir ao programa é recompensado por conservar nascentes e áreas de preservação permanente. A compensação é feita com a entrega de cédulas específicas produzidas pela SEMMA e descontadas no pagamento de tributos municipais – IPTU e ISS. Compete ao comerciante usá-las quando do pagamento de impostos à Prefeitura.

Atualmente, o Ecocrédito dá, para cada hectare preservado, um bônus de R$ 166,15 por ano. O produtor que adere ao programa é recompensado por conservar nascentes e áreas de preservação permanente. As cédulas podem ser usadas como moeda para compras em qualquer loja – de adubo ou defensivos, por exemplo.

Nesta semana, a Prefeitura de Montes Claros realizou uma reunião com mais de 70 presidentes de associações de moradores da zona rural do município, para discutir e incentivar o Ecocrédito, que tem o objetivo de incentivar os produtores rurais do município de Montes Claros a delimitar dentro de suas propriedades áreas de preservação ambiental destinadas à conservação da biodiversidade.

“Por determinação do prefeito Humberto Souto, estamos ampliando o Ecocrédito com o objetivo de premiar e incentivar produtores rurais para recuperar áreas de relevante interesse ambiental, pois eles são os nossos maiores aliados na preservação dos recursos naturais, para proteger nossas nascentes e melhorar as condições ambientais tanto da fauna como da flora”, explicou Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para o prefeito Humberto Souto, essa lei é um avanço para Montes Claros. “O Ecocrédito ajudará a cidade a enfrentar os impactos causados pela seca, e é por isso que a Prefeitura acredita neste importante programa na preservação ambiental, que gera receita para produtores rurais do município que cuidam de matas e nascentes e adotam práticas conservacionistas de agricultura. E mais, além do bônus, o município ainda disponibilizará arames para o cercamento das nascentes, beneficiando o produtor, o município e o meio ambiente”, comentou o prefeito na ocasião da majoração do Ecocrédito.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − quatro =