O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é condição fundamental para fortalecer a participação da juventude nas discussões sobre políticas públicas que a impactam diretamente

A Prefeitura de Montes Claros, através da Diretoria de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na tarde dessa quinta-feira, 21, em frente à Casa da Cidadania, um encontro com centenas de jovens, com o objetivo de apresentar o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e mostrar quais são os trabalhos que serão realizados pelo órgão durante os próximos anos. A iniciativa faz parte do Selo Unicef, que orienta a formação desses núcleos nos municípios participantes.
O encontro contou com a presença da Banda de Música da Guarda Municipal e da tradicional Fanfarra Professor Marcelino Paz do Nascimento, da Escola Estadual Dulce Sarmento, que levantaram o público, principalmente a garotada. Também marcaram presença a equipe do Saúde aos Montes e a MCTrans. “A realização das atividades do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é condição fundamental para fortalecer a participação da juventude nas discussões sobre políticas públicas que a impactam diretamente”, comentou a articuladora do Nuca, Adriana Santos Brito.
Para a diretora de políticas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Aparecida Fátima Andrade, o NUCA é um espaço de participação dos adolescentes para discutir questões importantes para o seu desenvolvimento, com implementações de ações para levar suas reivindicações à gestão pública municipal. “O projeto segue a metodologia do Selo UNICEF, ao qual a Administração de Montes Claros aderiu, com o compromisso de manter prioritariamente a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência”, informou Cida Andrade.
“O Núcleo de Cidadania de Adolescentes é um espaço de participação dos adolescentes de diversas localidades do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos”, explicou a psicóloga e articuladora do Selo UNICEF em Montes Claros, Patrícia Jabbur.
Para o secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, a Guarda Municipal, “além de ser responsável por proteger, com eficiência e eficácia, os bens e o patrimônio histórico e cultural da cidade, promove diversas ações educativas no município, principalmente com nossos jovens. Por isso, não poderíamos deixar de participar deste importante evento, que contou com presença da Banda de Música da Guarda Municipal, brindando os presentes com uma bela apresentação”, disse Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 17 =