MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – O mês de novembro é dedicado à celebração da luta e da resistência do povo negro, bem como à conscientização sobre a desigualdade e a necessidade de mudanças em nossa estrutura social, para termos um mundo mais justo e igualitário.

Por isso, a Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estará realizando uma série de atividades contra o racismo e a intolerância religiosa neste mês, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial.
O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Prefeitura de Montes Claros como feriado municipal por meio da lei 3.897/2007, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão e a favor dos direitos dos negros.
Na programação, danças de roda e cantigas para cultuar os orixás, conforme cada nação; rodas de capoeira, de samba, palestras, oficinas, lançamento de livro e Marcha Contra o Racismo.
Para o coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, José Gomes Filho, a vasta programação para o mês de novembro é para dar um basta no racismo. “Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista, já dizia a ativista americana Angela Davis. Por isso, conclamamos a população de Montes Claros para se manifestar contra o racismo e a intolerância religiosa, participando da extensa programação de novembro”, convocou.
“Estamos sempre promovendo e incentivando discussões e ações para combater não apenas o racismo, mas qualquer tipo de preconceito e desigualdade social na nossa cidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO
Dia 01 – Mesa de debate RACISMO ESTRUTURAL
Profª Valesca Rodrigues de Souza, Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, trabalha no IFNMG; e o Tenente João Lúcio de Matos, da PM.
Lançamento do Livro Racismo na Polícia Militar
8:30 – Centro Cultural (vagas limitadas)

Dia 18/11 – 8ª Marcha contra o Racismo e a Intolerância Religiosa.
Concentração na Praça da Catedral, às 8:30.

20/11 – Dia da Consciência Negra – Samba de Roda no Corredor Cultural, em frente ao Bar da Eva, a partir das 8:30.

Denúncias
A Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, que funciona na Casa da Cidadania com o apoio do Conselho de Igualdade Racial, é o canal de denúncia e atua buscando sempre formas de enfrentamento e prevenção da discriminação, da intolerância e do racismo, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista. Telefones: 2211-3440 e 2211-3453.

Uma resposta

  1. HighLevel is the first-ever all-in-one platform that will give you the tools, support and resources you need to succeed and crush your marketing goals!

    For a limited time we’ve extended our risk free 14 day trial to 30 days!

    Capture more leads, Nurture them untill they are ready to purchase, and turn them into long term customers simply and easily with our proven system. Currently, over 1 Million businesses are using High Level!!!

    Start your trial today: https://www.gohighlevel.com/30-day-trial?fp_ref=ghl_promo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 4 =