A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã dessa terça-feira, 28, o lançamento do projeto Pró-Pequi e da marca “Sabores dos Gerais”.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, representantes de entidades voltadas para a agricultura extrativista, representantes de bares e restaurantes, e diversos servidores.
O projeto é fruto de uma parceria entre o governo de Minas, a Prefeitura de Montes Claros e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo é impactar na área socioambiental e econômica através da promoção da cultura gastronômica, por meio da valorização dos produtos e frutos nativos de Montes Claros e região.
Através da ação, o município e os demais parceiros investirão mais de R$ 1 milhão para incentivar o turismo gastronômico, a produção sustentável e a economia local. A primeira ação do projeto será no próximo dia 17 de junho, em evento que será promovido no espaço OAB. Na ocasião serão apresentados diversos produtos do cerrado, além de pratos que podem ser criados através destes frutos.
Durante a assinatura do convênio, o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Norte de Minas, que também é presidente do conselho diretor do Pró-Pequi, Ricardo Demicheli, destacou a importância da parceria. “Com esses investimentos poderemos capitalizar e potencializar a cadeia do extrativismo. Um dos exemplos práticos desta parceria será a inserção dos alimentos do agroextrativismo na merenda escolar”, explicou.
Jailson Borges, gerente regional norte do Sebrae, também falou sobre a conquista. “Este projeto não envolve somente o pequi, mas todo um cuidado com o ecossistema, impulsionando o empreendedorismo. Ele irá transformar vidas”, destacou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato, falou sobre o impulso que o projeto dará para o mercado gastronômico. “Temos aqui representantes de bares e restaurantes que deverão ser impulsionados através das ações. Esta é uma cadeia que irá envolver diversos atores”, garantiu.
O vice-prefeito de Montes Claros explicou sobre as etapas e os resultados pretendidos. “Esse momento é fruto da dedicação de muita gente. As ações deste projeto vão beneficiar a população, o norte de minas e o futuro ecológico e econômico da nossa região”, finalizou. (BRUNO ALBERNAZ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 7 =