Líder católico estava internado em Belo Horizonte devido a complicações de saúde pela idade avançada
Morreu na madrugada desta segunda-feira (9) o bispo emérito da diocese de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, aos 88 anos. Ele teve atuação destacada em iniciativas contra a fome no Brasil e no exterior, tendo sido o primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e um dos precursores do programa Fome Zero.
A morte foi confirmada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Mauro estava internado em um hospital de Belo Horizonte (MG). A diocese de Duque de Caxias informou que ele passou por “um período de enfermidade devido às complicações inerentes à idade avançada”.
“Dom Mauro se destacou no serviço à Igreja, por meio dos diversos serviços pastorais que desempenhou em âmbito local, regional e nacional, desde o presbiterato. E também na luta pela dignidade humana, especialmente na incansável mobilização pelo ‘alimento, dom de Deus, direito de todos'”, destacou a CNBB em nota.
Presidente do Consea entre 1993 e 1994, no governo de Itamar Franco, o religioso colaborou com o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, na fundação da Ação da Cidadania contra a Fome. Dom Mauro foi ainda integrante do Comitê permanente de Nutrição das Nações Unidas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de dom Mauro, a quem chamou de “grande amigo que lutava por um Brasil mais justo e solidário” em postagem na rede social X (antigo Twitter). “Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país”, complementou o presidente.
Dom Mauro Morelli foi um incansável expoente da luta contra a fome no nosso país. Primeiro presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, foi um dos responsáveis pelo projeto do Fome Zero e membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Dedicou sua vida…
— Lula (@LulaOficial) October 9, 2023
Confira abaixo outras manifestações pela morte do líder católico.
Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias. Ordenado sacerdote em 1965 e nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Dom Paulo VI, Dom Mauro deixa um legado exemplar, com sua obra de evangelização. "Que possamos conhecer… pic.twitter.com/tnU8OCO17O
— Geraldo Alckmin ???????? (@geraldoalckmin) October 9, 2023
Perdemos nosso amigo e companheiro Dom Mauro Morelli. Um pastor incansável, precursor da campanha pelo Fome Zero e idealizador do Conselho de Segurança Alimentar, criado no gov. Itamar Franco.
Nos deixou um legado e de exemplo de episcopado compromissado com o povo!!— João Pedro Stedile (@stedile_mst) October 9, 2023
Com tristeza me despeço do Dom Mauro Morelli, primeiro presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e um dos grandes líderes do combate à fome no Brasil. Dom Mauro presente na memória de todas e todos que lutam contra fome.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) October 9, 2023
Com imenso pesar, recebi a notícia do falecimento do Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias. D. Mauro foi luz para os cristãos e pessoas de boa vontade que tiveram a honra de conviver com uma pessoa tão cordial, afável e altruísta, que sempre defendeu uma Igreja… pic.twitter.com/T4STFKbqNF
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 9, 2023
Dom Mauro Morelli foi um grande lutador contra a fome no Brasil. Tive o privilégio de trabalhar com ele no Programa de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvido pela Itaipu Binacional e coordenado por mim. Nesse período, pude observar de perto seu compromisso incansável… pic.twitter.com/yDYnDQLmiL
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) October 9, 2023