Hoje a cidade de Montes Claros se despede da escritora Amelina Chaves – uma mulher das letras que escreveu páginas de densidade geraizeira, de entusiasmo, de alegria e de força, não só na cena cultural, mas na sua própria vida.Com 32 livros publicados, Amelina tinha muitos dons, mas se dedicou-se de forma apaixonada à escrita. Contou histórias, inventou outras, atendendo públicos de todas as idades. Todas as suas publicações vinham recheadas do seu espírito e da sua poesia. Grande representante da cultura popular, sua obra tem uma veia interiorana, marcada por sua visão humanista e pela valorização da simplicidade. Detentora de vários prêmios literários, pertenceu a Comissão Mineira de Folclore pelo seu trabalho na cultura popular. Membro da Academia Montes-clarenses e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, sempre esteve cercada da família e dos amigos.
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura expressa seu pesar nesta hora, reverenciando a sua passagem por esta terra que declarava sua, agradecendo por ter transformado suas palavras em um grande canto de amor à arte, as gentes e a cultura popular norte-mineira.
Montada no cavalo de Guimaraes Rosa, segundo ela, desbravou o sertão. E nas asas que nos deu, com suas páginas, seguiremos com ela, homenageando e revivendo os seus caminhos.

Por Júnia Rebello – Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + treze =