O Prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, decretou luto por três dias pelo falecimento do padre José Antista

Por Oliveira Júnior *

Adeus, Padre José Antista. O mais antigo pároco de Janaúba faleceu às 5h45 da madrugada desta quarta-feira, dia 25 de maio. Ele não resistiu à enfermidade que o levou a ser internado no hospital da Santa Casa, em Montes Claros, onde foi submetido à cirurgia nesta semana após sobre uma queda em casa, em Janaúba, e fraturar o fêmur. O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, lamentou a morte do Padre José Antista e assinará nesta manhã o ato em que decreta luto por três dias pelo falecimento do mais antigo líder religioso do município.

Padre José ou Giuseppe Presinzano estava com 100 anos de idade, completados em 18 de janeiro deste ano quando foi reverenciado pelos fiéis e amigos durante missa celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O italiano Giuseppe veio para esta cidade em 1963 com o nome de José Antista e a missão de evangelizar os janaubenses e gorutubanos. 59 anos que ele viveu em Janaúba.

Padre José Antista em 2022

Dois anos atrás, durante a missa pelos seus 98 anos, Padre José Antista teria dito que uma das características na vida é a gratidão. “Tenho que dá graças a Deus por tanto de bençãos que tenho recebido”, comentou o líder religioso em janeiro de 2020.

Responsável pelas inúmeras celebrações de casamento e batizado neste município, o italiano mantinha o carisma com a população e por muito tempo de sacerdócio sempre lembrava os nomes e a fisionomia daqueles que receberam a sua benção.

Padre José Antista parte eternamente, mas deixa o legado de um centenário de dedicação em transmitir ao público a mensagem de fé, paz, amor, esperança, união, paciência, compreensão e alegria. Padre José Antista, o eterno reverendo deste município com incontáveis celebrações religiosas, matrimoniais, batismos, ação de graça e a celebração da e pela vida.

* Jornalista e Editor do Blog Oliveira Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + onze =