Campanha começa sábado (21) e mira 336,9 mil crianças e adolescentes da região

Vacina contra a poliomielite também estará disponível durante a Campanha de Multivacinação (SES-MG)

Com público estimado no Norte de Minas em 336.929 crianças e adolescentes com idade entre um ano e menores de 15 anos (14 anos, onze meses e 29 dias), começa sábado (21), a Campanha de Multivacinação em Minas Gerais. Nesta semana, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está repassando a 54 municípios da sua jurisdição, 114.578 doses de imunizantes para o complemento de estoques já existentes nas secretarias de saúde.

De um público estimado residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas a terem as cadernetas de vacinação avaliadas e, se necessário, atualizadas, mais de 219,8 mil crianças e adolescentes moram em 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros.

As localidades com estimativa de atender maior número de pessoas são: Montes Claros (79.533); Janaúba (14.340); Bocaiú-va (9.804); Jaíba (9.668); Salinas (7.360); Taiobeiras (6.588); Porteirinha (6.489); Rio Pardo de Minas (6.066); Espinosa (5.882); Coração de Jesus (5.088); São João do Paraíso (4.249); Francisco Sá (4.804); Grão Mogol (3.178); Capitão Enéas (3.059) e Monte Azul (3.030).

VACINAS
Durante a Campanha as unidades de saúde vão disponibilizar 16 diferentes vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Poliomielite inativada de Poliomielite oral; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY;

Papilomavírus Humano (HPV quadrivalente, contra câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus, pênis, orofaringe e das verrugas genitais) e contra a covid-19.

A Estratégia de Multiva-cinação está sendo acompanhada no painel LocalizaSUS pois, segundo o Ministério da Saúde, a ação visa a atualização do calendário de vacinação de crianças e adolescentes. Por isso, não foi estabelecida meta de cobertura vacinal.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que para a realização da Campanha de Multiva-cinação profissionais de saúde dos municípios receberam nota técnica atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Além disso, entre a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro, referências técnicas de imunização e de atenção primária dos municípios participaram de oficinas de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), oportunidade que aprofundaram conhecimentos sobre a importância da organização dos serviços e das equipes de saúde visando atingir bons resultados perante os mais diferenciados públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − um =