O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), terá uma programação especial, no período de 15 a 19 de maio, com atividades gratuitas como palestras, exibição de filmes, grupo de leitura e exposição de artes. As atrações estão inseridas na 21ª ediçao da Semana Nacional dos Museus, que tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.

O coordenador do Museu Regional do Norte de Minas, Georgino Jorge de Souza Neto, destaca a relevância do evento. “A Semana Nacional de Museus é importante, pois, ao ofertar uma programação educativa e cultural para população, amplia o acesso e dá visibilidade aos espaços museológicos com atividades diversificadas, com o intuito de aumentar o público visitante e promover a valorização dos museus brasileiros. É uma iniciativa que busca sensibilizar para os espaços de memória, e instituições de preservação da nossa arte e história”, avalia o coordenador.

O Museu Regional do Norte de Minas funciona no antigo Casarão da Fafil, onde reúne um importante acervo da memória, da cultura, folclore, educação superior, fazeres e dos costumes do Norte do estado.

Para aqueles que desejam conferir a programação, participar e receber o certificado do evento, podem fazer inscrição no link www.even3.com.br/semanamuseus2023

Exposições Maio /2023

Exposição “Gesto Contínuo” (05/05 a 07/05):

Exposição do artista Eduardo Fernandes, com curadoria de Fernanda Maia: apresenta obras que exploram a relação entre o corpo humano e o espaço, com foco na continuidade do movimento e na interação entre o ser e o meio que o cerca. A exposição ficará disponível até 27/05.

Exposição “A Casa Mínima” (16/05 a 31/05):

Com abertura em 16 de Maio, “A Casa Mínima” é uma homenagem ao pensamento de Alvar Aalto, que previa o espaço residencial com um formato de pequeno porte, porém com a grandeza de uma personalidade única, sendo esta é a proposta da designer e curadora Nany Ramos. A exposição ficará disponível até 31/05.

Exposição Eco Art (20/05 a 26/05):

A Eco Art é composta por 25 telas de serigrafia, dentro do contexto da Eco 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, encomendada pelo Banco Bozano. Os trabalhos trazem questões sobre ecologia e preservação da natureza, fazendo o diálogo entre Arte e Meio Ambiente. A coleção apresenta nomes como Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Daniel Senise, Siron Franco e Tomie Ohtake. Curadoria do MRNM. A exposição fica em cartaz até 26/05.

Museu Regional do Norte de Minas

Dias de funcionamento: segunda a sexta-feira

Horário: 08h às 18h

Endereço: Rua Coronel Celestino, 75 – Centro.

Inscrição no link: www.even3.com.br/semanamuseus2023

Entrada grátis.

Ascom/Unimontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − oito =