O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros (COMPIR) celebrou a aprovação do Projeto de Lei que torna o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, feriado nacional. O texto, que já tinha sido acatado pelo Senado, foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite dessa quarta-feira, 29, e agora vai à sanção presidencial. Pelo projeto, a data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em apenas seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 cidades do Brasil. Umas destas cidades é Montes Claros, que instituiu o dia 20 de novembro como feriado municipal, através da Lei 3.897, de 27/12/2007.
Para o coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial, José Gomes Filho, esta lei veio num momento importante: “a aprovação deste projeto foi uma vitória do povo negro, pois ele simboliza a importância da luta dos movimentos negros para a história do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =