Durante o primeiro dia de visita, Dom José Carlos se reuniu com o 2º arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto. Na foto, os dois estão ladeados pelo administrador diocesano, monsenhor Silvestre José, e pelo pároco da Catedral Metropolitana, Padre Fernando Andrade — Foto: Laura Tupinambá/ Ascom/ Divulgação

O novo arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos Souza Campos, está em visita pastoral à cidade e permanece até quinta (29).

Nomeado no dia 14 de dezembro de 2022, pelo Papa Francisco, tomará posse no dia 19 de fevereiro de 2023, às 18h, na Catedral Metropolitana. Ele ocupava a função de bispo em Divinópolis desde dezembro de 2014.

A vinda à cidade tem como finalidade conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com o clero e os fiéis locais. Dom José será o quarto arcebispo de Montes Claros. Desde dezembro de 2021, a Arquidiocese vivia o período de ‘Sede Vacante’ após a nomeação de Dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo de Goiânia.

O Arcebispo chegou no início da tarde desta terça, conheceu a Sede dos Vicariatos e se reuniu com o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros. Já nesta quarta (28), ele faz visitas à casa episcopal, ao Palácio Santa Cruz, conhecido como Palácio do Bispo, onde funcionam a Cúria Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e o Arquivo Arquidiocesano. Também passará pelo Centro Administrativo e terá reunião com Setor Jurídico, Administrativo e Econômico. Visita ainda o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e se encontrará com o Conselho de Formação do Seminário.

Ainda nesta quarta, Dom José vai se reunir com padres e diáconos e encerra a agenda com a celebração da sua 1ª missa na Catedral Metropolitana, às 18h30.

Para finalizar os compromissos na cidade, na quinta, Dom José Carlos fará uma celebração no Carmelo Maria Mãe da Igreja com os religiosos e religiosas da Arquidiocese, visitará o Priorado Premonstratense e se reunirá com a Coordenação de Pastoral.

Leia mais sobre a história de Dom José

Dom José é o 4º arcebispo de Montes Claros — Foto: Divulgação

Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − três =