O novo arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos Souza Campos, está em visita pastoral à cidade e permanece até quinta (29).
Nomeado no dia 14 de dezembro de 2022, pelo Papa Francisco, tomará posse no dia 19 de fevereiro de 2023, às 18h, na Catedral Metropolitana. Ele ocupava a função de bispo em Divinópolis desde dezembro de 2014.
A vinda à cidade tem como finalidade conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com o clero e os fiéis locais. Dom José será o quarto arcebispo de Montes Claros. Desde dezembro de 2021, a Arquidiocese vivia o período de ‘Sede Vacante’ após a nomeação de Dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo de Goiânia.
Ainda nesta quarta, Dom José vai se reunir com padres e diáconos e encerra a agenda com a celebração da sua 1ª missa na Catedral Metropolitana, às 18h30.
Para finalizar os compromissos na cidade, na quinta, Dom José Carlos fará uma celebração no Carmelo Maria Mãe da Igreja com os religiosos e religiosas da Arquidiocese, visitará o Priorado Premonstratense e se reunirá com a Coordenação de Pastoral.
Leia mais sobre a história de Dom José
Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.
Via G1 Grande Minas