Dando continuidade ao seu combate às fake news, o WhatsApp pode estar em vias de ganhar mais um recurso importante nessa empreitada: segundo o site WABetaInfo, o app de mensagens pertencente ao Facebook está testando, em sua versão beta, uma função que permite a usuários bloquearem o recebimento de mensagens que foram encaminhadas muitas vezes. A ideia é coibir a proliferação de informações falsas por meio da viralização de mensagens para contatos.

De acordo com o beta, imagens que sejam encaminhadas mais de quatro vezes ficarão “marcadas” pelo app. Com isso, os usuários poderão optar por bloquear essas mensagens para impedir que, em teoria, notícias falsas se proliferem.

A nova função aparece em meio a outras com a mesma finalidade. Hoje, o WhatsApp não permite o encaminhamento de mensagens para mais do que cinco contatos, além de trazer uma ferramenta que marca links suspeitos, aprimora o controle de administradores de grupos e — este, também em testes — um mecanismo de busca de imagem similar ao Google Image Search.

Vale citar, porém: nada impede um usuário de copiar o texto de uma mensagem e enviá-lo aos contatos como nova mensagem. Embora ele tenha que fazer isso para cada encaminhamento.

Fonte: WABetaInfo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quinze =