“Nós parecíamos um País na antessala do mundo desenvolvido – o desemprego apresentava a taxa parecida com a da Noruega, ou seja, praticamente o pleno emprego. O Brasil era uma força mundial, líder dos Brics e do continente. E de repente, a partir de um protesto contra 20 centavos na passagem de ônibus, o Brasil começa a descer a ladeira”, diz o jornalista Joaquim de Carvalho, no DCM

Por Joaquim de Carvalho, no DCM

A notícia de que o Brasil está em deflação, com os preços em queda por causa da baixa atividade econômica, fez despertar em muitos a pergunta:

Como começou essa desgraceira toda?

No dia 6 de junho de 2013, quando o Movimento Passe Livre (MPL) realizou uma manifestação surpresa contra o aumento de 20 centavos na tarifa de ônibus de São Paulo, o cenário era completamente diferente.

O dólar, naquele dia, fechou a R$ 2,13 (hoje está em R$ 3,30), a taxa de desemprego estava em torno de 5% (hoje está em quase 14%) e a leitura das primeiras páginas dos jornais mostra que a maior preocupação do Brasil era com temas comportamentais.

Sim, havia o mensalão a ocupar manchetes, uma pauta que se arrastava havia oito anos.

Mas o que chama mais a atenção nas capas dos jornais da época é o pastor Silas Malafaia discursando para milhares de pessoas em frente ao Congresso Nacional.

Ele pregava contra o abordo e o casamento gay e defendia a aprovação de uma lei que daria às vítimas de estupro que engravidassem apoio financeiro para criar o filho.

O governo federal também discutia a regulamentação da lei que equiparou o emprego doméstico ao emprego em geral.

Nós parecíamos um País na antessala do mundo desenvolvido – o desemprego apresentava a taxa parecida com a da Noruega, ou seja, praticamente o pleno emprego.

O Brasil se preparava para sediar a Copa do Mundo no ano seguinte e as Olimpíadas no Rio, em 2016, as primeiras no continente sul-americano.

O Brasil era uma força mundial, líder dos Brics e do continente.

E de repente, a partir de um protesto contra 20 centavos na passagem de ônibus, o Brasil começa a descer a ladeira.

Leia aqui a íntegra de sua reportagem e confira fotos recentes do G20, que mostram a decadência brasileira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 2 =