Os municípios de Janaúba, Porteirinha e Taiobeiras, do Norte de Minas, são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por contarem com projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios.
Os vencedores serão conhecidos dia 13 de novembro, em Belo Horizonte e receberão certificado, troféu e concorrerão a etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília. Foram mais de 100 municípios mineiros inscritos na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. 96 foram habilitados e 30 passaram para etapa final.
Os finalistas concorrem em oito categorias: Inovação e sustentabilidade; Inclusão produtiva e apoio ao MEI; pequenos negócios no campo; Desburocratização e implementação da Rede Simples; Compras governamentais de pequenos negócios; Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico; Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios.
Janaúba concorre na categoria “Desburocratização e Implementação da REDESIMPES” com o projeto Solidificando os Caminhos. A iniciativa aborda medidas para atender às demandas do empresariado e fortalecer a Sala Mineira do Empreendedor. Visando a unificação do atendimento, o projeto foi instalado em uma estrutura concentrada e de forma gratuita, com profissionais treinados.
Porteirinha é finalista na disputa pela categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, com o projeto “Espaço do Empreendedor – Um Projeto Que Deu Certo”. A inciativa surgiu para mudar o cenário de comércios que atuavam na informalidade, economia estagnada e entraves na abertura de empresas. Foram tomadas medidas para aumentar a formalização; incentivar o empreendedorismo; potencializar a cadeia do leite e seus derivados e fomentar o ecoturismo na geração emprego e renda. Nesse contexto foram criadas a Sala Mineira do Empreendedor e a Secretaria de Meio Ambiente, para simplificar os processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos, além da reestruturação do setor tributário.
Taiobeiras concorre na categoria “Pequenos Negócios no Campo” com o projeto “Incentivo ao Agroextrativismo de Taiobeiras”. A ideia do projeto surgiu após a diminuição das oportunidades de emprego e renda no campo. Foi preciso organizar a cadeia produtiva através da formalização dos negócios gerados pela extração de pequi e outros hortifrútis. Para isso foi criado uma cooperativa. A criação da Central de Abastecimento do Alto Rio Pardo – CEARP – organizou e melhorou a feira livre, com aquisição de novas barracas, reorganização do espaço para melhor acesso dos consumidores, aperfeiçoamento da praça de alimentação e reorganização da Associação dos Feirantes.
Via Girleno Alencar – Jornal Gazeta