– A cidade de Ouro Preto protagonizou na manhã desse dia 21 de abril, ato pela liberdade do ex-presidente Lula –

Ouro Preto, cidade em que se marcou o 21 de Abril por Tiradentes, vira neste ano a cidade da Luta por #LulaLivre

A Frente Brasil Popular organizou ontem (21) ato nacional Lula Livre, em Ouro Preto. A cidade da Luta pela Liberdade é a cidade que luta por Lula Livre.
Cerca de 5 mil pessoas de diversas organizações se mobilizam na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, em defesa da democracia e da liberdade de Lula. No mesmo dia também a capital de Minas Gerais é administrativamente transferida e ocorre o ato em memória da inconfidência mineira.
O ato nacional por Lula Livre foi organizado pelos movimentos populares e sindicais, do campo e da cidade, presentes na ação, criticam a retirada de direitos promovida pelo governo golpista.
Como celebração foram entregues as medalhas Quem Luta Educa que, pelo segundo ano, homenageia lutadores/as que representam a luta do povo mineiro. Este ano um dos premiados foi Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz de 1980 e ativista de direitos humanos que foi recentemente proibido de visitar Lula na prisão. A vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro, e o chefe da segurança do ex-presidente Lula, o tenente Valmir Moraes da Silva, também foram agraciados com a Medalha da Inconfidência.

Em paralelo à solenidade oficial, foi realizado um ato público em prol da libertação de Lula que contou com a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e toda a bancada de deputados federais e estaduais do PT de Minas.

A luta do povo Mineiro pela Democracia e pela Liberdade do Lula é o símbolo desta atividade de acordo com Beatriz Cerqueira presidenta da CUT-MG .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezesseis =