Há cinco anos, foi criado o Parque Estadual de Botumirim, no Norte de Minas. Em uma região já reconhecida como reserva da biosfera pela Unesco, o parque compreende cerca de 36 mil hectares, no Norte do Estado. Nos últimos dois anos, o local recebeu a visita de turistas de 35 países que vão até lá para observar aves raras do planeta, espécies de plantas endêmicas e ameaçadas de extinção e até sítios arqueológicos. O programa Rotas, da Rede Minas, conferiu esse paraíso e mostra na atração desta sexta (8).
Um dos destaques é a rolinha-do-planalto. O pássaro tinha sido avistado, pela última vez, em 1941, e só voltou a colorir o céu, em 2015. “Esse fato reforça significativamente a necessidade de preservação desta unidade de conservação, por tratar-se de uma espécie altamente vulnerável e frágil”, explica o guia de observação de aves Manoel Freitas à equipe do Rotas, que flagrou a espécie endêmica do cerrado. “Ficamos felizes ao avistar uma das aves. Na área, vivem apenas três pássaros, dos 15 registrados vivos no planeta. É realmente marcante estar tão próximo de um bicho quase extinto”, comenta o repórter Samuel Guimarães sobre o momento flagrado pelas câmeras do programa.

Em Botumirim, estão 12 sítios arqueológicos registrados pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um deles é apresentado no programa. A Lapa do Bugri, também conhecida como a “Capela Sistina de Botumirim”, é mostrada na atração, onde desenhos precisos e em cor viva revelam o tesouro rupestre guardado no local. Na programação, ainda trilhas e cavernas conduzem o público a um passeio por meio da tela da TV.

Esses são alguns dos destaques do Rotas. O programa vai ao ar nesta sexta (8), às 19h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.

Parque Estadual de Botumirim é o destino do programa Rotas
O parque compreende cerca de 36 mil ha e nos últimos dois anos recebeu a visita de turistas de 35 países

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 19 =