Ex-ministro do combate à fome e atual deputado federal conduzirá palestra promovida pelo Departamento de Filosofia da Unimontes

* Por Waldo Ferreira
Ex-ministro e atual deputado federal, Patrus Ananias (PT) estará em Montes Claros na próxima sexta-feira 24, para proferir palestra sobre “a conjuntura atual da educação pública no Brasil e seus desafios”, a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A palestra, promovida pelo Departamento de Filosofia, em conjunto com as coordenações dos cursos de Filosofia e Ciências da Religião, está inserida no atual cenário de achaque à educação pública promovido pelo governo Bolsonaro.
De acordo com o chefe do Departamento de Filosofia, professor doutor Antônio Wagner, o objetivo é reunir professores e alunos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, bem como das escolas de educação básica e sociedade para discutir a atual situação do ensino público brasileiro a partir das informações e análises que serão apresentadas durante a exposição de Patrus Ananias.
Segundo ele, é preciso colocar em xeque os rumos das políticas públicas educacionais, tendo em vista as ações e medidas adotadas pelo governo federal no tocante à redução de recursos e ao corte de verbas nas universidades e escolas. “Além de outros aspectos que denotam tratamento desrespeitoso para com os educadores deste país”, reitera o professor.
“O momento atual exige que nos manifestemos bravamente e conjuntamente a favor da extrema valorização da educação e do livre pensar no âmbito das instituições de ensino, bem como a favor da permanência das iniciativas que permitem a todos, especialmente os mais pobres, terem pleno acesso à formação escolar e acadêmica”, defende.
Como integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Patrus Ananias tem participado de importantes discussões acerca da conjuntura atual da educação pública no Brasil e dado a sua contribuição para encaminhamentos significativos visando o combate à precarização do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades e a contraposição às medidas de redução da qualidade da educação básica.
Patrus Ananias chefiou durante sete dos oito anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva(2003-2010) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. À frente da pasta, Patrus foi o responsável pela implantação do programa Bolsa Família.
* Jornalista e editor do ECN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − treze =