Petistas de todo Brasil foram às urnas em 4 mil cidades para escolher as direções municipais e delegados estaduais, começando a fase decisiva do 6º Congresso Nacional.
O Partido dos Trabalhadores de Montes Claros reelegeu no último domingo (9) o atual presidente Paulo Rogério, o Paulão, para continuar no comando do PT nesta cidade. Ele obteve 1.341 votos, enquanto Paulo Pereira conseguiu apenas 15 votos. Veja como foi o resultado das chapas:
Chapa Municipal: Partido Unido e Forte -1340 votos – Partido em Movimento – 9 votos.
Chapa Estadual: Frente Petista Minas contra o Golpe -1092 votos – Mudar pra valer – 258 votos – Defender e construir o partido – 4 votos – Democracia e unidade popular – 01 voto.
História
O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado. Em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), o PT surgiu com a necessidade de promover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.
Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. E a primeira conquista veio com o reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do PT como um partido político brasileiro, em 11 de fevereiro de 1982.
Desde então, o partido vem disputando eleições e busca legitimar e consolidar a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Resultado desse empenho é a vitória nos pleitos para presidente da República de 2002, 2006, 2010 e 2014. Eleitos democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram políticas públicas para combater a miséria e oferecer oportunidades para o povo brasileiro. Hoje, mais de 22 milhões de cidadãos e cidadãs superaram a extrema pobreza.