O Diretório Municipal do PC do B se reuniu com o presidente estadual do Partido em Minas Gerais, Wadson Ribeiro e o secretário de Organização, Richard Romano, além do coordenador no Norte de Minas Hebert Levi, discutindo a situação do partido nas eleições de 2020, pois com o fim das coligações, o PC do B tem de mudar de estratégia para obter pelo menos 10 mil votos que assegure uma vaga na Câmara Municipal. O PC do B sempre usou a estratégia de lançar apenas um candidato e sempre foi levado pelo PT. Na década de 80, isso ajudou o bancário Eurípedes Lipa Xavier e agora tem ajudado Daniel Dias. No ano de 2012, ele teve 1.318 votos e em 2016 foram 1.629 votos. Agora o partido precisa de, pelo meno 10 mil para reelegê-lo. Por isso, cogita lançar candidato a prefeito, pela primeira vez em Montes Claros.
A direção do PC do B divulgou que a reunião serviu para discutir a conjuntura política nacional e estadual, além de definir sobre o projeto político e eleitoral na cidade de Montes Claros. Para o presidente estadual, Wadson Ribeiro, o partido em Montes Claros tem um núcleo dirigente forte e coeso, que ajudará a fazer frente aos novos desafios das eleições em 2020, principalmente após a reforma política que definiu pelo fim das coligações na disputa para a Câmara de vereadores. O presidente anunciou a incorporação do Partido Pátria Livre, já aprovada pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral. A vereadora Maria Helena Lopes, do PPL, não acompanha essa mudança e se filiará ao MDB.
O presidente anunciou que em Montes Claros o PC do B terá chapa própria para vereadores e inicia o debate para lançar candidatura do Partido para a prefeitura. “Isso reflete a tática do partido nas grandes cidades onde terá segundo turno”, afirma o presidente.
O secretário Richard Romano reconheceu a importância do mandato do vereador Daniel Dias em Montes Claros, principal pólo do Norte de Minas, e a necessidade da manutenção e ampliação da representação na cidade. Para o dirigente, “o vereador Daniel Dias tem política do Partido, a confiança da Direção Estadual e tem feito um bom mandato, propondo as principais pautas do povo na Câmara Municipal. A sua reeleição e a eleição de mais dois vereadores em Montes Claros será o principal projeto no Norte de Minas”, comenta.
O vereador Daniel Dias, presidente do PC do B em Montes Claros e integrante da Direção Estadual do Partido, a discussão do projeto político no município passa prioritariamente pela formação de uma chapa própria competitiva para vereadores e a discussão do projeto majoritário. “Todos aqueles candidatos e candidatas que tem o interesse de representar as reais pautas do povo na Câmara terão abrigo no PC do B para disputar as eleições em 2020. Já temos uma boa chapa em formação e vamos intensificar os trabalhos junto às nossas bases para chegar em 2020 com a condição de ampliar a nossa bancada na Câmara Municipal. Para tanto iniciamos as conversas com aa principais forças políticas da cidade principalmente com as lideranças populares nos bairros da cidade”.
Via Jornal Gazeta