A prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente implantou um Pelotão Ambiental para atuar na fiscalização e preservação das leis ambientais em Montes Claros.

Foram realizados, durante essa semana, uma série de treinamentos para os agentes da Guarda Municipal que irão integrar o Pelotão Ambiental de Montes Claros. Os agentes foram capacitados em técnicas de abordagem, combate a incêndio, escalada e primeiros socorros, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Foram capacitados 29 guardas municipais, que poderão atuar em eventos promovidos pelo Município, na proteção do patrimônio municipal e nas ações que envolvam danos ambientais.

O aprimoramento faz parte da política de valorização da categoria implementada pelo prefeito Humberto Souto. É importante lembrar que recentemente a Guarda Municipal teve uma demanda histórica atendida pela Administração através da equiparação salarial de acordo com a escolaridade, o que resultou em um reajuste de 30% nos vencimentos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o pelotão ficará responsável por cuidar de casos como invasão de áreas verdes, poluição sonora causada por bares e som automotivo, entre outras situações de competência da secretaria.

“O Pelotão Ambiental é formado por 29 guardas municipais, que já estão em treinamento em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros para em breve estar atuando em toda a cidade”, destacou o secretário.

Segundo Ribeiro o principal foco do pelotão é inibir as invasões em áreas verdes, situação que tem sido muito comum na cidade. “Para esses casos, contaremos também com a ajuda da polícia, já que se trata de desocupação”, informou.

O pelotão também como responsabilidade fazer a segurança dos parques municipais e outros pontos turísticos da cidade. “Temos percebido que muitas vezes as famílias deixam de ir a esses espaços porque falta segurança. Com a presença do pelotão, esperamos um maior movimento nesses pontos de visitação”, enfatizou o secretário.

Além de exercer o papel de zelar pelo patrimônio público, os novos agentes darão apoio aos fiscais de meio ambiente nas patrulhas e abordagens. Denúncias de perturbação sonora serão acompanhadas pelos guardas do pelotão.

Os guardas escolhidos para integrar o Pelotão Ambiental receberam uniformes específicos e após o treinamento começam a atuar na proteção do Meio Ambiente. Ainda de acordo com Paulo Ribeiro, as denúncias relativas à pasta podem ser feitas por meio dos telefones 2211-3321 e 2211-3324.

“A grande novidade que também será disponibilizada nos próximos dias é um aplicativo onde a população poderá denunciar crimes ambientais de forma mais rápida. A plataforma já está pronta e faltam pequenos detalhes para que a ferramenta possa ser disponibilizada para download”, finalizou.

Com informação da Ascom/Prefeitura de Montes Claros e Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =