O domingo de eleições em Montes Claros deverá confirmar a vitória do atual prefeito no primeiro turno, com grande margem de votos
* Por Waldo Ferreira
O Instituto Veredas ouviu 600 eleitores em Montes Claros entre os dias 7 e 9 de novembro. O atual prefeito Humberto Souto aparece com 76,7% das intenções de votos, correspondente a 87,2% dos votos válidos.
Ruy Muniz tem 8,3% e Leninha 2,3%. Indecisos, brancos e nulos, não sabem ou não informaram somam 12,2%. Os outros candidatos juntos chegam a 0,5%.
A pesquisa, que está registrada no TSE, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
“Com muita serenidade e respeito ao processo democrático e aos outros concorrentes, constatamos que a sociedade reconhece cada vez mais que a gestão Humberto Souto está no caminho certo. É necessário enfatizar, aos que ainda não estão convencidos, que a cidade precisa continuar avançando na harmonia e seguindo para frente, sempre, sendo um lugar melhor para todos”, postou em sua página no facebook o professor e candidato a vice-prefeito na chapa de Humberto Souto, Guilherme Guimarães.
Segundo analistas, a aprovação do mandato de Humberto Souto pela população pode ser explicada, entre outros fatores, “pela responsabilidade com que geriu o dinheiro público, o que, pelo que apontam as pesquisas, fez com que ele merecesse o reconhecimento do eleitor”.
No meio político avalia-se que a escolha do atual secretário de Obras Guilherme Guimarães para vice é a garantia de continuidade na gestão exitosa, visto que o candidato goza de prestígio junto à comunidade, por sua capacidade técnica e lisura.
“O prefeito Humberto Souto merece, sim, permanecer à frente da gestão da cidade pelo alto grau de responsabilidade social de sua gestão, reconhecido pela população, e Guilherme Guimarães como vice-prefeito é a garantia de equilíbrio, produtividade e desenvolvimento sustentável de Montes Claros”, opina o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Anelito de Oliveira.
- Jornalista