No próximo dia 30 de abril, o Sistema FAEMG e o Sindicato Rural promovem, com o apoio do Sistema CNA, Epamig e da Embrapa, um Dia de Campo para apresentação dos resultados do primeiro ano do Forrageiras para o Semiárido. O evento será realizado no Campo Experimental de Montes Claros, das 8h às 12h, e a participação é gratuita.
O projeto Forrageiras para o Semiárido é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – por meio do Instituto CNA – e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e foi implantado em todos os estados da região nordeste, além da região norte de Minas Gerais. Ao todo, são 13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) representativas do semiárido brasileiro.
A pesquisadora Inêz Silva explica que o projeto avalia o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido para recomendação de novas opções de fonte de alimento para os rebanhos. “Mais de 20 plantas são testadas nas URTs, entre gramíneas perenes e anuais, variedades de cactáceas e plantas lenhosas. As forrageiras são avaliadas quanto ao seu estabelecimento e produção, de forma solteira e consorciada”, esclarece a pesquisadora.
A URT de Montes Claros está instalada em um espaço cedido para a Epamig pelo Sindicato Rural de Montes Claros, através de um convênio firmado em 2009. De acordo com o presidente da entidade, José Avelino Pereira Neto, os resultados da parceria são animadores.
“O Norte de Minas sofre com a má distribuição da pouca chuva que tem. Precisamos fazer um trabalho de conscientização do produtor para a necessidade de seguir orientações técnicas e obter melhores resultados no campo”, afirma. Ele conta que espera aproximadamente 120 participantes no evento, entre produtores rurais, estudantes e técnicos. “Precisamos difundir os resultados e aproximar o homem do campo do que há de mais recente nas pesquisas realizadas em prol do agronegócio”, completa.
Via Vanessa Araújo – Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Montes Claros