Queda de confiança na indústria e recuo do Ibovespa indicam virada nas expectativas de empresários, antes otimistas e agora inseguros com governo e reforma

A desidratação da base de apoio ao governo e a queda de popularidade de Bolsonaro, em meio a uma série interminável de imbróglios políticos, estão produzindo uma reversão nas expectativas de empresário. O panorama antes promissor para uma retomada da economia começa a ficar incerto e mais sombrio, como mostram indicadores recentes.

O desânimo empresarial fica claro no Índice de Confiança da Indústria, que teve uma queda de 1,9 ponto na prévia de março deste ano, comparada ao resultado consolidado de fevereiro. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador caiu para 97,1 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A confiança dos empresários da indústria caiu tanto em relação ao presente quanto ao futuro.

Na Bolsa de Valores, a virada das expectativas econômicas por causa da crise política é ainda mais evidente. Na semana passada, o índice de valorização da Bolsa de São Paulo (Ibovespa) rompeu os 100 mil pontos no Ibovespa, um recorde emblemático. Em três dias, porém, o índice despencou para 93 mil pontos, uma virada de humor para os investidores que, até então, confiavam numa linha reta de valorização. O motivo da queda: o mercado passou a perceber que a reforma da previdência, considerada essencial para o equilíbrio fiscal do país, não tem como ser aprovada no tumulto político atual, com o governo travado por brigas internas e sem nenhuma articulação no Congresso.

O otimismo generalizado que acompanhou a posse do governo Bolsonaro está recuando rapidamente, para dar lugar a uma onda de incerteza e pessimismo. Mais uma. Em 2015 e 2016, a crise política no país foi um dos principais fatores que afundaram a economia na recessão, ao colocar consumidores e investidores na retranca.

Via: Os Novos Inconfidentes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =