A criação do Parque Estadual de Botumirim foi uma das bandeiras da 5ª Expedição Caminhos dos Geraes e sensibilizou o Governo de Minas
Uma das propostas da V Edição da Expedição Caminho dos Geraes, realizada entre os dias 07 a 10 de setembro de 2017 foi a criação do Parque Estadual de Botumirim como objetivo a preservação de áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade da região em que ela está inserida, inclusive com fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção. Além de ser relevante do ponto de vista da proteção de importantes afluentes do Rio Jequitinhonha, com belíssimas cachoeiras, bem como para preservar o riquíssimo patrimônio espeleológico e arqueológico da região.

Na última quinta-feira (28), o secretário estadual de Meio Ambiente, Germano Vieira, anunciou que o Estado aplicará R$500 milhões obtidos através de compensação com grupo empresarial de Belo Horizonte para aplicar nas áreas de preservação ambiental do Norte de Minas, em negociação que está sendo realizada e será resolvida em poucos dias. Ele se reuniu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros com uma comitiva de ambientalistas, comandados pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, e o presidente do Instituto Grande Sertão, Eduardo Gomes.
O Parque Estadual de Botumirim está localizada na Serra do Espinhaço e tem área prevista de 36.188 hectares. A futura Unidade de Conservação está a 197 quilômetros (km) de Montes Claros e a uma distância de aproximadamente 620 km de Belo Horizonte.
A Câmara de Montes Claros, através do vereador ambientalista Soter Magno, também participou da reunião e entregou ao secretário Germano Vieira, uma moção de apoio assinado por todos os vereadores desta cidade, pela criação do Parque Estadual de Botumirim.

Para o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, a criação do Parque Estadual de Botumirim é uma vitória de todo o Norte de Minas que terá mais uma importante área preservada. “Um dos objetivos da nossa 5ª Expedição Caminhos dos Geraes, além de avaliar a situação do patrimônio natural da região, catalogando espécies e avaliando possíveis danos ambientais, foi a criação da Unidade de Conservação em Botumirin para preservar a fauna e flora daquela região, bem como, suas belíssimas cachoeiras. Hoje, estamos vendo este sonho sendo realizado, o que nos deixa muito contentes, por ser uma importante reserva para a manutenção da biodiversidade e dos mananciais hídricos”, comemorou Ribeiro.
Segundo ele, além da criação do Parque Estadual de Botumirim, a 5ª Expedição Caminhos dos Geraes apresentou ao Governador de Minas Gerais, outras quatro demandas: a proibição de novas áreas para plantios de eucalipto; o monitoramento dos níveis freáticos para que haja novos parâmetros para emissão de outorga no Norte de Minas; a ampliação do Parque Estadual Veredas do Peruaçu a partir da aquisição de terras de proprietários que possuem dívidas com o estado e estão dispostos a negociar e o cercamento da área pantanosa de Pandeiros.

Fotos: João Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =