Será realizado hoje, em Pirapora, o debate “Integração Latino-americana através das Hidrovias”, evento organizado pelo Departamento de Infraestrutura Terrestre (DNIT), em parceria com a Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF) e executado pela empresa Executivo Eventos. O diretor Paulo Bustamante explica que desde 2017 tem ocorrido uma série de debates públicos denominados “Diálogos Hidroviáveis” – Programa de Integração Permanente de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias Brasileiras, visando integrar as diversas iniciativas existentes em prol do desenvolvimento da infraestrutura logística nos rios e lagos navegáveis. A independência política e econômica e a relevância dos temas debatidos em cada edição solidificaram a imagem de seriedade e sucesso do projeto, aglutinando parcerias e respeitabilidade desde então, comprovadas por ocasião da recente edição em Brasília, dias 21 e 22 de março, comemorando o Dia Mundial da Água.
Neste ano, o rio São Francisco foi escolhido como tema. A etapa acontece em Minas Gerais, quando serão visitadas três regiões do estado cujo estímulo à navegação tem forte potencial para promover o desenvolvimento econômico e social em diversas áreas, com destaque para o turismo e a agricultura, dando continuidade ao calendário itinerante de sete eventos que percorrerão vários Estados do país promovendo as principais hidrovias brasileiras. Como as realidades são diferentes, a estratégia adotada foi a tematização dos debates conforme a demanda, promovendo maior participação da comunidade e aderência aos seus anseios.
Em Brasília, foram abordados temas de repercussão nacional, que afetam todas as hidrovias. Na fase regional, as temáticas já debatidas vão se ajustando às realidades locais, mantendo coerência e linearidade com os avanços conquistados, e serão a base para elaboração da programação destes debates. Na cidade de Alfenas se discutiu a importância da Gestão da Vazão dos Reservatórios para o Turismo; em Três Marias, o Turismo Náutico como Fator de Desenvolvimento Regional; e em Pirapora, os Desafios do São Francisco: Gestão e Intermodalidade.
Depois serão realizados eventos em São Paulo; Rio Verde, em Goiás, Cuiabá e Belém, com os temas: A Integração Latino-americana Através das Hidrovias a importância da Perenidade da Hidrovia Tietê Paraná a partir de São Simão; estratégias para o Escoamento da Produção via Hidrovias e os Corredores Logísticos do Tapajós, do Tocantins e do Guamá Capim.
Via Jornal Gazeta