Som volante é responsável pela maioria das reclamações na Secretaria do Meio Ambiente

 A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coibirá o barulho excessivo provocado principalmente por carros de som que fazem propaganda pelas ruas da cidade. Agentes municipais foram treinados para operar o decibelímetro, aparelho medidor do nível de pressão do som. Inicialmente, serão feitas orientações e, em caso de reincidência, os infratores serão multados, conforme determina a lei.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, atribuiu as reclamações por parte da população à poluição sonora, que é a “inimiga”, muitas vezes invisível, mas que pode causar estresse, insônia e outros problemas de saúde. Segundo ele, as reclamações referentes ao barulho, feitas junto ao setor de fiscalização, representam a maioria das queixas que chegam à Prefeitura.

A restrição abrange ruas, veículos, espaços privados de livre acesso ao público, inclusive locais onde ocorrem festas e eventos com música eletrônica, como chácaras, sítios ou galpões. Quem descumprir a regra fica sujeito a uma multa, além de haver risco de apreensão do aparelho de som ou veículo.

Para o proprietário da empresa Bike Som, Sueldo Gonçalves Figueira, a atitude da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de primeiro conversar com os proprietários dos veículos, antes de autuar, depois fazer o cadastramento de todos os proprietários de carros de som, foi a melhor alternativa. “Fomos convocados para participar de uma reunião, muito proveitosa, e que serviu para nos esclarecer sobre a importância do cumprimento da Lei, sem prejuízos aos profissionais que prestam este serviço. Além do mais, o cadastro servirá para identificar quem infringir a lei”, disse Figueira.

A população pode fazer denúncias na Secretaria do Meio Ambiente, pessoalmente, na avenida José Corrêa Machado, 900, Bairro Ibituruna, ou através do telefone (38) 2211-3338. A Polícia Militar também pode ser acionada, através do telefone 190.

Fonte: Ascom / Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =