Ursula von der Leyen e Lula se encontram nesta segunda-feira (12/6), no Palácio do Planalto
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, teceu elogios a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em encontro com o presidente do Brasil nesta segunda-feira (12/8), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Para Ursula, Lula “trouxe o Brasil de volta ao cenário mundial”. “Vamos respirar uma nova vida à nossa parceria. Primeiramente, com uma coordenação mais forte em ações climáticas, de comércio e energias renováveis. Também expressei nosso apreço pela condenação do Brasil quanto à participação da Rússia na Ucrânia”, destacou ela.
President @LulaOficial you brought Brazil back to the global stage.
Let’s breathe new life into our partnership.
With, first, stronger cooperation on climate action, trade & renewables.
I also expressed our appreciation of Brazil’s condemnation of Russia’s war on Ukraine. pic.twitter.com/wg7PuCFaA8
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) June 12, 2023
O encontro entre Lula e Ursula durou cerca de uma hora. O presidente brasileiro expôs as preocupações do país com “o instrumento adicional ao acordo apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do país e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento”.
“A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções. Em paralelo, a União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais e que modificam o equilíbrio do acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil”, afirmou Lula.
‘Impossível de aceitar’
Em entrevista no fim de abril, Lula já havia dito que a atual proposta era impossível de aceitar.