Um Grupo de Trabalho formado inicialmente por professores, que se autodenominou GT #AUnimontesValeaLuta, e que pretende agregar estudantes e servidores, deve indicar os nomes de dois professores para compor chapa e disputar as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

O GT realizará reunião aberta à comunidade acadêmica, na próxima segunda-feira (25), a partir das 16 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), para discutir o assunto.

Uma primeira reunião, ocorrida dia 19, serviu para a apresentação de um esboço com as linhas gerais do “Projeto de Gestão Acadêmica e Democrática da Unimontes”. As discussões já vêm sendo realizadas há algum tempo e o objetivo agora é iniciar um amplo debate acerca das condições atuais da universidade, no intuito de buscar melhorias estruturais e acadêmicas.
De acordo com o GT, a apresentação do plano é uma alternativa para a construção coletiva de um projeto de gestão universitária participativa, com o objetivo de evitar, nos próximos anos, a continuidade do processo de esvaziamento pelo qual passa a universidade. A base dessa nova abordagem é a defesa de uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade, voltada para as necessidades da sociedade.
O grupo pretende fazer uma ampla mobilização com a comunidade acadêmica, professores, servidores e estudantes, e com os movimentos sociais, mostrando a necessidade de mudanças estruturais substanciais para resgatar o papel da Unimontes em Montes Claros e no Norte de Minas. Na primeira reunião foram feitas sugestões, pelos professores, de inclusão de novos elementos no plano de gestão.
Entre eles estão o fortalecimento da Unimontes como patrimônio cultural e intelectual da região, reaproximação dos movimentos sociais através de projetos de extensão, ensino, pesquisa e inovação tecnológica; e reaproximação do ensino básico por meio das licenciaturas, além de propor instâncias democráticas na dinâmica interna da universidade. A primeira reunião contou com participação de professores de todos os centros da Unimontes e de acadêmicos. A expectativa é que a próxima reunião intensifique o debate e represente avanços no encaminhamento do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 5 =