A ação conta com a parceria de vários profissionais psicólogos e da Residência de Psiquiatria da Unimontes

Os acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contam com atendimento psicológico gratuito. O serviço é oferecido por meio do Programa Acolher.Trata-se de um projeto de extensão, vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva.
O atendimento psicológico, disponibilizado para alunos dos cursos de graduação de todos os campi da Unimontes, passou a ser oferecido também pelo sistema online. Conforme explica a coordenadora do Programa Acolher, professora e psicóloga Vera Lúcia Mendes Trabbold, para ser atendido, basta que o acadêmico acesse o site do sistema do projeto, no link do link https://sigap.unimontes.br/registrar/aluno e cadastre-se para solicitar um atendimento psicológico. Após o cadastro, um psicólogo do Programa Acolher irá receber a solicitação e entrará em contato com o aluno pelo whatsapp.
As solicitações também podem ser feitas por intermédio do e-mail: programa.acolher@unimontes.br. Neste caso, o aluno deve enviar o pedido de atendimento psicológico com nome, whatsapp, matrícula e curso de graduação.
Cada estudante pode ser atendido em até 10 sessões pelo sistema online. A ação conta com a parceria de vários profissionais psicólogos e da Residência de Psiquiatria da Unimontes
A professora Vera Lúcia Trabbold, que também é coordenadora do curso de Psicologia da Unimontes, ressalta que “estudos mostram que a entrada em um curso superior traz consigo determinadas particularidades relacionadas às exigências socioculturais na juventude, como o apropriar-se de uma nova metodologia de ensino, fazer novos laços sociais, tomar decisões por si próprio, estar distanciado da família e dos amigos de infância, se haver com as questões sobre a sexualidade e vida amorosa, preparar-se para uma profissão, entre outras questões, ocorrências que podem desestabilizar o sujeito”.
Foi dentro deste contexto que foi instituído o Programa Acolher. A iniciativa, implementada desde 2017, tem como objetivo “oferecer um serviço de acolhimento psicológico da urgência subjetiva para os alunos da Unimontes”.
A professora Vera Trabbold salienta que o programa oferece ao aluno o apoio na clínica psicanalítica, “entendida como um dispositivo dentro de uma perspectiva discursiva, que acolhe a singularidade do sofrimento do estudante na relação com o social”.
Ainda conforme a coordenadora, o Programa Acolher busca também “contribuir com a comunidade universitária ofertando palestras, rodas de conversas e intervenções, em parceria com outros departamentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =