O médico João Paulo Bispo deverá ser empossado como vereador em Montes Claros, no lugar do ex-vereador Cláudio Prates, do PTB, que renunciou ao mandato. O PSB encaminhou ontem de manhã ao juiz eleitoral Vitor Alves Almeida o comunicado que o segundo suplente João Bispo deverá ser o ocupante do cargo, tendo em vista que o primeiro suplente Fábio Neves, que foi vereador até 2016, se desfiliou do partido. Ontem de manhã, Neves anunciou que tinha saído do PSB para ser candidato a deputado estadual pelo PROS, mas, em novembro passado, voltou a se filiar ao PSB. Ele anunciou que se confirmada a exclusão do seu nome, moverá ação judicial para garantir a vaga de vereador em Montes Claros.
Ontem de manhã, os correligionários de João Paulo Bispo foram à Câmara Municipal para saberem quais medidas devem adotar para ele tomar posse. Porém, o juiz Vitor Alves Almeida explicou que depois de receber o comunicado da renuncia do vereador Cláudio Prates, oficiou ao PSB para saber qual suplente estava habilitado para tomar posse. Quando receber a resposta, em 24 horas, repassará a manifestação ao Ministério Público Eleitoral e as partes interessadas. A sua expectativa é que na terça-feira saia a decisão e o escolhido seja empossado na quarta-feira. Tanto João Pedro Bispo, como Fabio Neves, são ligados politicamente ao ex-prefeito Ruy Muniz.
A Coligação Competência para Fazer Mais foi formada pelos partidos PSB / PMDB / PSD / PTC / PTB / PRB / PRTB / PHS / PMN. O impasse persistirá até lá. Na terça-feira o Diário Oficial do Município publicou a exoneração de todos ocupantes de cargos no gabinete do ex-vereador Cláudio Prates. Além disso, o delegado Gilvan Amorim, chefe da Delegacia da Polícia Federal de Montes Claros, explicou na semana passada que não existe nenhum impedimento de Cláudio Prates reassumir sua função de escrivão da corporação, pois oficialmente ele desconhece algum impedimento.
Com Jornal Gazeta