Montes Claros é a terceira melhor cidade de Minas Gerais para se viver. Isso é o que aponta um estudo feito em todo o país, comparando as 100 maiores cidades do Brasil. O ranking coloca a maior cidade do norte do estado em 28º lugar nacional.
Os dados foram levantados pelo estudo Desafios da Gestão Municipal 2024, divulgado nessa quinta-feira, 31. O levantamento foi promovido pela consultoria Macroplan e levou em consideração o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que tem por base 15 indicadores nas áreas da saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade.
No ranking, Montes Claros aparece em 3º lugar em Minas Gerais, à frente de cidades como Contagem, Uberaba, Betim e Juiz de Fora, além de capitais como Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, Recife, Teresina, Aracajú, Salvador, São Luís, Maceió e Belém.
Além do diagnóstico de áreas em que a cidade vai bem ou não, o ranking permite que os gestores e cidadãos possam comparar a evolução da cidade com os outros municípios. De um modo geral, Montes Claros obteve a nota 0,662, em um índice que vai de 0 a 10.
Um dos destaques de Montes Claros foi na área da Saúde, onde a cidade subiu 8 posições na comparação ao estudo divulgado em 2010, figurando atualmente como a 14ª melhor saúde do país. Um dos critérios analisados neste quesito foi a porcentagem da população atendida pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, que atingiu 100% de cobertura.
Já no quesito Segurança, Montes Claros subiu 15 posições, e atualmente está em 28º no ranking nacional. O estudo fez comparativos dos indicadores no decorrer de uma década
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Divulgação