“Para mim nós vivemos um preconceito estrutural, institucionalizado”, comentou o treinador Roger Machado após partida marcada pela presença dos dois únicos técnicos negros da Série A do Brasileirão
O confronto entre Fluminense e Bahia, realizado no Maracanã na noite deste sábado (12), marcou o encontro entre os dois únicos treinadores negros que atuam na elite do futebol brasileiro – Roger Machado, no tricolor baiano, e Marcão, no tricolor carioca. Antes da partida os dois vestiram a camisa do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, mas foi durante coletiva de imprensa, no pós-jogo, que Machado deu declarações fortes sobre o racismo.
“Para mim nós vivemos um preconceito estrutural, institucionalizado. O preconceito que sofri não foi de injúria racial. O que sofro é quando vou a um restaurante e só tem eu de negro. Fiz uma faculdade onde era só eu era negro. As pessoas podem falar que não há racismo porque estou aqui e eu nego: há racismo porque só eu estou aqui”, declarou o treinador.
Machado ainda lamentou o fato do confronto ter chamado tanto a atenção. “Não deveria chamar atenção e ter uma repercussão grande dois treinadores negros, que foram destaque como jogadores, estarem se enfrentando na área técnica. Para mim isso é a prova que existe um preconceito, à medida que a gente tem 50% da população negra e a proporcionalidade que se representa não é igual. A gente tem que se questionar: se não há preconceito no Brasil por que os negros tem um nível de escolaridade menor que os brancos, por que a população carcerária é 70% negra, por que quem mais morre são os jovens negros no Brasil…”, destacou.
Diversos comentaristas esportivos foram às redes exaltar a declaração dada por Roger, que abordou também sobre feminicídio e o espaço das mulheres negras na sociedade.
Curiosamente, o perfil Central FOX Brasil, da Fox Sports, postou a declaração completa e pouco depois apagou a publicação. Em seguida, o mesmo perfil publicou dois tuítes sobre a coletiva de Machado sem citar a declaração dada por ele sobre o racismo estrutural, em um possível caso de censura interna. Usuários do Twitter questionaram a motivação do vídeo ter sido deletado.
Confira alguns comentários sobre a declaração do treinador:
Vinícius Nascimento
@eusouvinino
“o preconceito que sofri não foi de injúria racial. O que sofro é quando vou a um restaurante e só tem eu de negro. Fiz uma faculdade onde só eu era negro. As pessoas podem falar que não há racismo porque estou aqui e eu nego: há racismo porque só eu estou aqui” – Roger Machado
4.014
21:34 – 12 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
1.175 pessoas estão falando sobre isso
xico sá
✔
@xicosa
Aula de história e de Brasil Real de hoje do professor Roger Machado, técnico do Bahia. Hoje valeu a pena gostar de futebol e ter um cara desses na ativa. #RogerMachado
2.141
21:40 – 12 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
326 pessoas estão falando sobre isso
Cassius Medauar
@cassiusmedauar
Entrevista agora do Roger Machado, técnico do Bahia, foi uma das melhores entrevistas de todos os tempos! Falou de feminicídio, racismo, caramba! Fiquei até emocionado
14
21:35 – 12 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
Veja outros Tweets de Cassius Medauar
Juliano Medeiros
✔
@julianopsol50
Simplesmente de arrepiar a entrevista do Roger Machado, técnico do Bahia, após jogo contra o Fluminense abordando o racismo estrutural que marca a sociedade brasileira e, obviamente, o mundo do esporte. De uma lucidez rara no futebol brasileiro. Um belo exemplo a ser seguido.
1.051
21:38 – 12 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
146 pessoas estão falando sobre isso
Ana Thaís
✔
@anathaismatos
Que puuuuuuuuuuuutaaaaas entrevista de Roger Machado agora sobre racismo. Ao vivo no @SporTV
1.251
21:31 – 12 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
87 pessoas estão falando sobre isso