–  O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) foi escolhido nesta quinta-feira (24) o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o crime da Vale em Brumadinho. A escolha foi feita pelos integrantes da pela Comissão Externa do Desastre de Brumadinho, criada na Câmara dos Deputados. –

Com experiência na relatoria da Comissão Extraordinária de Barragens, enquanto era deputado estadual na Assembleia Legislativa, o parlamentar acompanhou as investigações sobre o crime socioambiental de Mariana em 2015. O relatório da Comissão, após ter recebido contribuições da sociedade civil mineira, foi aprovado este ano pelos deputados, e estabelece controles mais rígidos e punições mais severas para as mineradoras que exploram o solo do Estado.

O relatório da CPI de Brumadinho instalada hoje vai pedir maior rigidez nas fiscalizações das atividades minerárias e rigor nas punições aos crimes socioambientais. Desde as primeiras notícias sobre a tragédia em Brumadinho, e tão logo visitou a cidade (no mesmo dia) e ficou a par das primeiras informações, Rogério Correia defendeu que não foi acidente, mas crime, uma vez que a Vale não pode mais ser poupada de investigação séria sobre sua culpa.

Há pouco mais de dois meses, o deputado mineiro contestou o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, que prestava depoimento em audiência pública da Comissão Externa na Câmara. “Estamos diante de um crime que ocorreu em Mariana e em Brumadinho e o presidente da Vale se porta como um artista, como se não pudesse ser responsabilizado pelas mortes de tantas pessoas”, afirmou.

A presidência da CPI será do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 9 =