– O governador mineiro aparece em último lugar em levantamento realizado pelo G1 sobre recursos destinados à Saúde –
Levantamento realizado pelo portal G1 divulgado nesta segunda-feira (10) mostra que o estado de Minas Gerais, governado por Romeu Zema, do partido Novo, foi o que menos investiu em Saúde proporcionalmente.
Segundo reportagem de Patrícia Fiuza, o comparativo foi feito com base no percentual da Receita Corrente Líquida gasto em Ações e Serviços Públicos em Saúde. Em Minas Gerais, apenas 7,7% dessa receita foi destinada à Saúde.
Em uma situação próxima está o Rio de Janeiro, de Wilson Witzel (PSC), que destinou apenas 8,1%.
Segundo o portal, cada estado deve aplicar, no mínimo, 12% da RCL em saúde por ano. São 18 os estados que já cumpriram com o mínimo no primeiro semestre.
O deputado federal Rogério Correa (PT-MG) cobrou o governador. “Explica essa, Zema! MG é o estado que menos investiu em saúde durante a pandemia. No primeiro semestre, quando se preparava para o pico, o governo aplicou somente 7,76% da receita. Ainda tem coragem de dizer que a situação no estado está controlada”, criticou.
Explica essa, Zema! MG é o estado que menos investiu em saúde durante a pandemia. No primeiro semestre, quando se preparava para o pico, o governo aplicou somente 7,76% da receita. Ainda tem coragem de dizer que a situação no estado está controlada. https://t.co/k0WS0VlD0R
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) August 10, 2020