A fumaça preta continua saindo da chaminé do prédio da reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), indicando que o novo reitor ainda não foi nomeado. Essa é a brincadeira que circula entre acadêmicos, docentes e servidores da universidade, numa referência a indicação do pontífice.
Brincadeira a parte, o ato do governador já foi assinado, nomeando o professor Rômulo Barbosa reitor e a professora Ilva Ruas de Abreu vice-reitora, segundo fonte segura do Palácio da Liberdade. A publicação sairá amanhã, 5, no Minas Gerais. É precisamente na quarta-feira o início da nova gestão da Unimontes, já que o mandato de atual reitor, João Canela, encerra-se nesta terça-feira, bem como o do vice-reitor Antônio Alvimar.
A partir de amanhã, Rômulo e Ilva estarão à frente da instituição para o quadriênio 2018-2022. Na escolha da lista tríplice, o professor Antônio Avilmar Souza foi o candidato mais votado, obtendo 40,33% dos votos. Em segundo lugar ficou o professor Rômulo Barbosa, com 38,49%, e em terceiro, com 19,95% dos votos, o professor Dalton Caldeira Rocha.
Canela também ficara em segundo lugar na lista tríplice, com 35% dos votos e foi reconduzido ao cargo pelo governador Alberto Pinto Coelho. Na época, o professor Wagner Santiago obteve a maioria dos votos, 39%. João Batista Silvério ficou em terceiro lugar, com 26%.