O sociólogo Rômulo Barbosa e o filósofo Ildenílson Meireles são pré-candidatos a reitor e vice da Unimontes

Com o apoio de parte da comunidade acadêmica, os professores Rômulo Soares Barbosa e Ildenílson Meireles foram lançados pré-candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nas eleições que se aproximam.
As pré-candidaturas são resultado de um processo de discussão travada junto a professores, alunos e servidores, sobre a construção coletiva de uma nova forma de conduzir a universidade. Foi constituído um amplo grupo de trabalho, denominado GT #AUnimontesValeaLuta, para elaborar um novo projeto e mobilizar os segmentos diretamente envolvidos dentro da Unimontes, além da comunidade local e regional.
Enquanto formula o plano de gestão, o GT realiza reuniões para atualizar a comunidade universitária sobre o andamento dos trabalhos. Os nomes de Rômulo e Ildenílson foram legitimados pelos participantes em encontro ocorrido no dia 25, no campus de Montes Claros.

O grupo se coloca como uma alternativa para buscar uma universidade “participativa, pública, gratuita, democrática e de qualidade, voltada para as necessidades da sociedade”. O pré-candidato a reitor, Rômulo Soares Barbosa, disse que esse trabalho exigirá a realização de três tarefas: estabelecimento dos pilares pretendidos para a universidade, focados na democracia; mobilização para agregar pessoas interessadas em reconstruir a universidade; e preparação para o embate eleitoral.
Para isso, de acordo com o pré-candidato a vice-reitor, Ildenílson Meireles, foram formadas várias comissões, chamadas GTs de apoio. Segundo a coordenação, mais de 100 professores, inicialmente, já estão envolvidos no projeto.
Apesar do apoio inicial dado aos nomes colocados, a questão não está fechada. “Como a construção do projeto é coletiva, nada impede que, na continuidade das discussões, surjam novos nomes até a deflagração do processo eleitoral propriamente dito”, acrescentou Meireles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =