A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, está se preparando para realizar uma ampla campanha de multivacinação, no período de 28 de outubro a 4 de novembro, para atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes do Município, com objetivo de alcançar coberturas vacinais adequadas para manter a população protegida contra as doenças imunopreveníveis.

Para reforçar as ações de mobilização social, alcançando a meta da campanha, que é vacinar todas as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos do Município, a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), irá antecipar a campanha de vacinação nas 111 unidades de ensino municipais. “O Sistema Municipal de Ensino possui cerca de 32 mil alunos matriculados nessa faixa etária e vamos dar todo apoio às ações da Secretaria de Saúde para garantir que todos tenham o cartão de vacina atualizado”, explica Rejane Rodrigues Veloso, secretária municipal de Educação.

De acordo com a secretária, as ações nas unidades de ensino serão realizadas no período de 18 a 30 de outubro, sendo de 18 a 24/10 nas unidades de Ensino Infantil e de 25 a 30/10 para os alunos do Ensino Fundamental. “Nesse período, faremos uma grande mobilização nas escolas, em parceria com a Secretaria de Saúde. Todos os alunos passarão por uma avaliação nutricional (peso e altura), realizada pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, e terão o cartão de vacina verificado e atualizado pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, informa.

Durante a avaliação nutricional, os alunos que forem identificados com alguma alteração (desnutrição/obesidade) serão encaminhados para o atendimento da ESF. “As escolas já foram comunicadas e orientadas a para que se programem antecipadamente, conforme cronograma, de forma a minimizar ao máximo a mudança na rotina da escola”, explica Rejane.

DIA D
O “Dia D de Vacinação” será realizado em 29 de outubro, das 8 às 17 horas, no Parque Municipal Milton Prates, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as demais secretarias municipais e outros parceiros. Na oportunidade, além da vacinação, serão desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e de saúde para toda a família, criando um ambiente descontraído e divertido que reforce a importância da vacinação. A campanha segue até o dia 4 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 12 =