Promovido pelo Sebrae Minas e parceiros, o evento discute estratégias para impulsionar o Vale do Lítio

A cidade de Salinas, no Norte do estado, vai sediar a 1ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional, que contempla municípios do Alto Rio Pardo. O evento tem o objetivo de discutir e apresentar estratégias sobre como o lítio pode trazer o crescimento para a região, que é conhecida como Vale do Lítio. O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no espaço Lília Buffet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

Promovido pelo Sebrae Minas e parceiros, o Fórum reunirá lideranças dos setores público e privado, empresários e empreendedores. Na programação, serão debatidos assuntos relacionados à regulamentação da liberdade econômica, arranjos produtivos, inovação no agronegócio e as formas de potencializar o desenvolvimento dos municípios por meio da mineração.

Haverá ainda palestras ministradas por representantes de diversas instituições públicas e privadas, incluindo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater-MG) e a Invest Minas – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais. Haverá, também, um painel promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Albertino Correia, o Fórum será uma grande oportunidade para a troca de conhecimento e informações. “Serão compartilhadas experiências, estratégias e ações de políticas públicas que possam alavancar os pequenos negócios por meio de setores como mineração e energia, contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirma.

O 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional é uma realização do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Salinas, Associação Comercial Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Salinas (ACE/CDL), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Circuito da Cachaça, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Invest Minas, Emater -MG e empresas mineradoras da região.

Mineral potencial

Salinas é uma das cidades que integram o Vale do Lítio – que inclui ainda os municípios de Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, entre outros . Minas Gerais também é o principal produtor mundial de nióbio, sendo que a maior mina está localizada na cidade de Araxá (Alto Paranaíba), responsável por 57% das reservas do mineral. Estudos do Serviço Geológico Brasileiro indicam também a existência de 45 jazidas de nióbio no Vale do Lítio, com grande potencial econômico.

SERVIÇO

1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional

Data: 28 e 29/9

Horário: dia 28, a partir das 13h; dia 29, a partir das 8h30

Local: Lilia Buffet (Rua das Flores, 685, bairro Cândido Village)

Inscrições : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZxdD-ZVL6KLn12zYPo7m0ymfcWT0RI521dVYO_rjYQJ7m7g/viewform

Evento gratuito

Programação:

Dia 28/9 – Quinta-feira

13h: Credenciamento

13h30: Abertura

15h30 : A regulamentação da liberdade económica e melhoria do ambiente de negócios

16h30: Cidade do futuro, Competir Minas e inovação nas micro e pequenas empresas

17h: Conexão Empresarial Minas

18h: Potencialidades dos Arranjos Produtivos Locais

18h40: Porque Minas Gerais se tornou referência na atração de investimentos – Invest Minas

19h30: Importância do apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha

20h: Painel com diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM)

Dia 29/9 – Sexta-feira

8h30 : Inovação no agronegócio e na mineração

9h15: Potencialidades e desafios do desenvolvimento econômico em regiões mineradoras

10h : Mineração e energia em Minas Gerais

10h45: Como potencializar os municípios por meio da mineração

11h45 : Almoço

14h: Apresentação da Agência Nacional de Mineração (ANM)

14h45: Painel sobre como promover o desenvolvimento da região por meio das mineradoras

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =