Promovido pelo Sebrae Minas e parceiros, o evento discute estratégias para impulsionar o Vale do Lítio
A cidade de Salinas, no Norte do estado, vai sediar a 1ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional, que contempla municípios do Alto Rio Pardo. O evento tem o objetivo de discutir e apresentar estratégias sobre como o lítio pode trazer o crescimento para a região, que é conhecida como Vale do Lítio. O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no espaço Lília Buffet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.
Promovido pelo Sebrae Minas e parceiros, o Fórum reunirá lideranças dos setores público e privado, empresários e empreendedores. Na programação, serão debatidos assuntos relacionados à regulamentação da liberdade econômica, arranjos produtivos, inovação no agronegócio e as formas de potencializar o desenvolvimento dos municípios por meio da mineração.
Haverá ainda palestras ministradas por representantes de diversas instituições públicas e privadas, incluindo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater-MG) e a Invest Minas – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais. Haverá, também, um painel promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Albertino Correia, o Fórum será uma grande oportunidade para a troca de conhecimento e informações. “Serão compartilhadas experiências, estratégias e ações de políticas públicas que possam alavancar os pequenos negócios por meio de setores como mineração e energia, contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirma.
O 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional é uma realização do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Salinas, Associação Comercial Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Salinas (ACE/CDL), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Circuito da Cachaça, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Invest Minas, Emater -MG e empresas mineradoras da região.
Mineral potencial
Salinas é uma das cidades que integram o Vale do Lítio – que inclui ainda os municípios de Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, entre outros . Minas Gerais também é o principal produtor mundial de nióbio, sendo que a maior mina está localizada na cidade de Araxá (Alto Paranaíba), responsável por 57% das reservas do mineral. Estudos do Serviço Geológico Brasileiro indicam também a existência de 45 jazidas de nióbio no Vale do Lítio, com grande potencial econômico.
SERVIÇO
1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional
Data: 28 e 29/9
Horário: dia 28, a partir das 13h; dia 29, a partir das 8h30
Local: Lilia Buffet (Rua das Flores, 685, bairro Cândido Village)
Inscrições : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZxdD-ZVL6KLn12zYPo7m0ymfcWT0RI521dVYO_rjYQJ7m7g/viewform
Evento gratuito
Programação:
Dia 28/9 – Quinta-feira
13h: Credenciamento
13h30: Abertura
15h30 : A regulamentação da liberdade económica e melhoria do ambiente de negócios
16h30: Cidade do futuro, Competir Minas e inovação nas micro e pequenas empresas
17h: Conexão Empresarial Minas
18h: Potencialidades dos Arranjos Produtivos Locais
18h40: Porque Minas Gerais se tornou referência na atração de investimentos – Invest Minas
19h30: Importância do apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha
20h: Painel com diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM)
Dia 29/9 – Sexta-feira
8h30 : Inovação no agronegócio e na mineração
9h15: Potencialidades e desafios do desenvolvimento econômico em regiões mineradoras
10h : Mineração e energia em Minas Gerais
10h45: Como potencializar os municípios por meio da mineração
11h45 : Almoço
14h: Apresentação da Agência Nacional de Mineração (ANM)
14h45: Painel sobre como promover o desenvolvimento da região por meio das mineradoras