Os católicos de Montes Claros saem às ruas hoje de manhã, em mais uma edição da Semana da Família, quando a caminhada da família cristã chamará a atenção da sociedade para a importância de preservação desse segmento social. O ato começa às 8h30, na Catedral Metropolitana, com missa em ação de graças celebrada pelo arcebispo Dom José Alberto Moura. O evento arquidiocesano contará com a participação de vários seguimentos: as famílias, a fanfarra e coral dos Arautos do Evangelho, Banda de Música da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, pastorais, movimentos, organismos, serviços, grupos, dentre outros, fazendo o percurso com faixas e cartazes, acompanhados de carros de som. A animação será feita por um grupo que, ao som de música e à luz da Palavra, estarão em defesa das famílias e da vida.

O objetivo maior é fomentar a participação da sociedade para a reflexão do tema deste ano da Semana da Família: “O Evangelho da família: alegria para o mundo”. Desde 2013 a Pastoral Familiar realiza a caminhada que abre oficialmente a Semana Nacional da Família. Geralmente no sábado de manhã, véspera do dia dos pais por considerar este período, propício o centro comercial de Montes Claros por agregar uma quantidade maior de pessoas, devido à data festiva do “Dia dos Pais”. O percurso inicia na Praça da Catedral, logo depois da missa e segue pelas ruas centrais até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José. Como gesto concreto, a equipe solicita que seja levado 1 Kg de alimento não perecível e produtos de higiene pessoal, para serem doados a famílias carentes da cidade que vivem em situação extrema de pobreza. Por se tratar da sexta edição, a Caminhada da Família Cristã já se tornou uma tradição na abertura das programações em prol das famílias na cidade de Montes Claros. Posteriormente, acontecerão diversos eventos, todos planejados e organizados nas respectivas paróquias da Arquidiocese de Montes Claros. A Pastoral Familiar Arquidiocesana completa este ano 30 anos de evangelização. Por estar em seu ano jubilar traz muitos elementos a serem discutidos durante essa semana nacional. Um dos objetivos da caminhada é despertar a sociedade para a necessidade de defender a família e a vida, visto que nestes tempos pós-modernos os meios de comunicação, sobretudo as redes sociais, vem tentando difundir a ideia de que a família é algo desnecessário e que atrapalha a liberdade do ser humano.

GRITO DOS EXCLUIDOS

Aconteceu quarta-feira na Casa de Pastoral Comunitária, a reunião preparatória do 25º Grito dos Excluídos em Montes Claros, que ocorrerá no dia 7 de setembro. O tema deste ano é “Vida em primeiro lugar” e o lema destaca “Desigualdade gera violência: Basta de privilégios!”. A novidade deste ano é a descentralização das atividades com promoção ao mesmo tempo de protestos localizados em vários municípios do Norte de Minas, como em Januária, para reivindicar a revitalização do Velho Chico, que sofre as consequências da monocultura do eucalipto, da ação predatória da mineração e de outras devastações.

Por Girleno Alencar – Jornal Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =