Acontece de 20 a 23 de junho de 2019, em Cuiabá, Mato Grosso, o 7º Encontro Nacional do Laicato com o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: um novo olhar e um novo agir”. Na sexta-feira (21/06), houve a eleição para a nova diretoria do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Três representantes do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo) do CNLB compõem agora a direção da entidade. São eles: Sônia Gomes de Oliveira, presidente; Luiz Everaldo, tesoureiro; e Adriano Massariol, titular no Conselho Fiscal.

Adriano Massariol, Sônia Gomes de Oliveira e Luiz Everaldo

O CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL (CNLB), fundado em 1975 como Conselho Nacional de Leigos (CNL), é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade” (Caderno do CNLB, nº 2)

Ao longo da história, foi se estruturando em conselhos regionais, diocesanos e locais. O CNLB está presente em 17 regionais e conta com 18 organizações filiadas.

Além de ser um organismo de comunhão com os demais organismos da Igreja, o CNLB tem por objetivo criar e apoiar mecanismos de formação e capacitação que ajudem o laicato a descobrir sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, com vistas à construção de uma sociedade justa e fraterna, sinal do Reino de Deus.

Sônia 

Nascida em 28 de abril de 1969 em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, Sônia Gomes de Oliveira é filha de Maria Eva Gomes de Oliveira (Dona Tiú) e Sebastião Rodrigues de Oliveira, casal que teve seis filhos. É a caçula da família. Mora no Bairro Nossa Senhora de Fátima, Região do Grande Cintra, desde que nasceu. É formada em Assistência Social pelas Faculdades Santo Agostinho. Atua na Arquidiocese de Montes Claros pelo Projeto de Desenvolvimento Rural e Urbano (Proderur).

* Com Viviane Carvalho – Ascom/Arquimoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =