Com mais de 1 quilômetro de extensão, obra ligará os municípios de Pintópolis e São Francisco, na região Norte do estado

Foi iniciada a construção da ponte sobre o Velho Chico, que ligará os municípios de Pintópolis e São Francisco, na região Norte do estado. Esta ponte é uma demanda antiga dos moradores da região, que reivindicam a obra desde os anos 1950, época em que Juscelino Kubitschek, ainda candidato ao governo, tinha como mote de campanha o binômio “Energia e Transporte”.  A ponte será uma das maiores já construídas em Minas, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, além de um acesso de aproximadamente 3 quilômetros.

De acordo com o jornalista Thiago Herdy, em sua coluna no UOL, os recursos de R$ 113 milhões, foram oriundos do Termo de Reparação assinado pelo governo de Minas com a Vale, que teve o procurador-geral, Jarbas Soares Júnior, como um de seus negociadores, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

Segundo Herdy, o pedido para a construção desta ponte foi feita pelo chefe do MP mineiro, para atendimento à demanda da cidade de sua família, fato que causou constrangimento entre representantes dos órgãos à mesa de negociação, mas nem por isso deixou de ser atendido. Jarbas Soares, que embora tenha nascido em Montes Claros, passou a infância e a juventude em São Francisco.

As equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já trabalham na compactação da área do pátio de estocagem e armazenamento de vigas, que serão utilizadas na edificação da ponte. Também estão sendo realizados o levantamento topográfico e a verificação da batimetria, que é a medição da profundidade do rio.

Tragédia

Ocorrido em 25 de janeiro de 2019, após o rompimento de uma barragem na Mina Córrego do Feijão, a tragédia deixou 270 mortos, dos quais 11 corpos ainda estão desaparecidos. O episódio também causou destruição de comunidades, devastação ambiental, impactos socioeconômicos em diversos municípios e poluição no Rio Paraopeba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 12 =