O Concurso Nacional Unificado (CNU), que aconteceria neste domingo (5), foi adiado pelo Governo Federal devido às fortes chuvas que assolam a Região Sul do país. Ainda não há novas datas.

Ministra Esther Dweck.
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3), reforçou a impossibilidade de os moradores inscritos no CNU no Rio Grande do Sul e Santa Catarina de se locomoverem até os locais de provas devido ao cenário crítico que atinge os estados.
“Estávamos focados em realizar a prova no domingo (5), mas como já foi descrito, o cenário da Região Sul vem se agravando a cada hora. Recebemos relatos a cada duas horas e percebemos que estamos numa situação de agravamento sem precedente”, afirmou.
A ministra explicou que a decisão foi tomada para garantir a integridade física dos candidatos e a segurança jurídica do concurso. “A decisão é para atender a todos os candidatos”, afirmou. Dweck se reuniu com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; Marcelo Eugenio Almeida, da Procuradoria-Geral da União; Leonardo Magalhães, defensor público da União e Gabriel Lima da Fundação Cesgranrio.
Em seu discurso, a ministra afirmou que a ideia principal de um Concurso Nacional Unificado era exatamente a democratização e inclusão, o que não poderia ocorrer caso as provas fossem mantidas para este domingo (5).

Chuvas no Sul
O ministro Paulo Pimenta comentou sobre a situação no Rio Grande do Sul e agradeceu as manifestações de solidariedade à “difícil situação que nosso estado está vivendo nos últimos dias”. “Infelizmente, os números de óbitos e desaparecidos não param de aumentar, além de bloqueios em estradas, cidades sem acesso à internet e energia elétrica”, disse.
Pimenta ressaltou que o foco total do Governo Federal está em ações de resgate e restabelecimento da trafegabilidade, energia, internet, água, combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =