Com o objetivo de proporcionar mais possibilidades de leituras literárias, em casa e na escola, a partir de ações que oportunizem aos alunos a realização de viagens imaginárias por meio da Literatura de Viagem, o projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, da Secretaria de Educação da Prefeitura, desenvolveu, no segundo semestre deste ano, o concurso de escrita “Viagem literária – Um tesouro de mapa!”.

Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos foram convidados a “viajar” na leitura, a partir da coletânea de textos literários (poemas, contos, crônicas, entre outros), disponibilizados por e-mail e na Biblioteca Virtual do projeto, além dos novos livros recebidos pelas instituições de ensino para compor suas respectivas bibliotecas físicas.

Ao final do trabalho, assim como nos temas anteriores, o Trilha sugeriu um texto escrito, o Diário de Bordo, incentivando os alunos a praticarem a leitura e a escrita simultaneamente. Para a Educação Infantil, além do Diário de Bordo, foi também solicitada a criação de uma brincadeira, feita a partir daquelas realizadas na região Sudeste.

“Tivemos muitas participações. Mais uma vez, as escolas responderam muito bem ao chamado pela literatura e enviaram-nos muitos trabalhos. Selecionamos, ao todo, 30 trabalhos, da Educação Infantil à EJA. Premiamos todos com livros, certificados, além de brinquedos, para os alunos menores. Os vídeos com todos os trabalhos enviados e selecionados estão disponíveis no nosso canal, para apreciação de todos. Aproveitamos para agradecer a todos pela parceria e envolvimento em mais um trabalho do projeto Trilha da Leitura”, comenta a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

Confira abaixo a lista as três primeiras escolas selecionadas de cada segmento de ensino:

Brincadeiras:

Cemei Alegria de Viver

Cemei Eloim

Cemei Heloísa Sarmento

Diário de Bordo:

– Educação Infantil

Cemei Professora Elizabeth Soares

Cemei Ana Lúcia Mota

Cemei Eloim

– Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Escola Municipal Rotary São Luiz

E. M. Artur Fagundes

E. M. Celestino Pereira

– Anos Finais Do Ensino Fundamental

E. M. Nair Fonseca Brandão

E. M. Maria de Lourdes Pinheiro

E. M. Geraldo Pereira

– EJA

E. M. Jason Caetano II

E. M. Maria de Lourdes Pinheiro

E. M. João Valle Maurício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =