O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden
Foto: Morry Gash e Jim Watson/AFP

Uma nova pesquisa conduzida pelo New York Times em parceria com o Siena College, divulgada neste sábado (2), revela um cenário desafiador para o presidente Joe Biden, a oito meses das eleições nos Estados Unidos. Segundo os resultados, Donald Trump lidera nas intenções de voto, com 48%, contra 43% do atual presidente.
Este último atinge seu mais alto índice de desaprovação desde que assumiu o cargo, com 47% dos entrevistados expressando forte desaprovação à sua gestão. Enquanto isso, 43% consideram suas políticas prejudiciais, e apenas 18% afirmam terem sido impactados positivamente por sua administração.
A insatisfação se reflete também na direção do país, com 65% dos entrevistados acreditando que os EUA estão seguindo na direção errada.
A pesquisa também abordou a escolha de Biden como candidato democrata à reeleição, com uma diferença mínima entre aqueles que apoiam sua permanência (46%) e os que prefeririam outra pessoa (45%). Trump, por sua vez, enfrenta ampla rejeição, com 43% dos entrevistados expressando opinião muito desfavorável sobre ele, embora apenas 22% tenham uma visão muito favorável.
Temas políticos também foram discutidos
Além das questões envolvendo os candidatos, a pesquisa abordou temas cruciais como a Guerra da Ucrânia e a imigração pela fronteira com o México. A maioria (59%) apoia um aumento do suporte econômico e militar dos EUA à Ucrânia, enquanto metade (50%) acredita que a busca por asilo nos EUA deve ser dificultada para aqueles que cruzam a fronteira sul. Em relação a Trump, 53% dos entrevistados acreditam que ele cometeu crimes federais graves, enquanto 36% discordam dessa afirmação.
Conduzida com 980 eleitores registrados em todo o país, a pesquisa, realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, apresenta uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Dos respondentes, 823 completaram todas as respostas, com uma margem de erro de 4 pontos entre aqueles que responderam a todas as questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =