A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza, nesta terça-feira (24), a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ambientalista Braulino Caetano dos Santos, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU). A cerimônia está marcada para às 20 horas, na Quadra 1 do Centro Esportivo Universitário – CEU, no campus-sede.

De acordo com a resolução nº 015 do Conselho Universitário, o título de Doutor Honoris Causa foi concedido a Braulino Caetano dos Santos em reconhecimento à sua “memorável trajetória como empreendedor social, camponês e ambientalista de visão integrada aos problemas dos biomas e ecossistemas brasileiros, sua participação primordial, decisiva e inquestionável como co-fundador do Centro de Agricultura Alternativa (CAA), da Cooperativa Grande Sertão, da Rede Cerrado e de cinco Associações Locais no Norte de Minas”. A aprovação da proposta pelo Conselho Universitário aconteceu no dia 29 de maio de 2019.

Braulino Caetano dos Santos prestou relevante trabalho voltado para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. É reconhecido como “Guardião do Cerrado, sendo sua atuação voltada para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6040 de março de 2007), onde assumiu a representação como geraizeiro dos Povos do Cerrado na Comissão Nacional.

Devido à prática social, o ambientalista tornou-se objeto de estudo e pesquisa acadêmica em diversas Universidades, principalmente pelo seu engajamento junto a outros atores e pela sua contribuição e protagonismo. O título concedido pela Universidade também se dá em reconhecimento pela sua contribuição na consolidação da agricultura alternativa no Norte do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Unimontes

“Tivemos guerras, várias guerras por causa de terra; morreu gente por causa (da defesa) do seu território. Hoje, temos a guerra pela água. Então, peço: vamos fazer alguma coisa pelos nossos recursos hídricos”.

A mensagem fez parte do pronunciamento do ambientalista Braulino Caetano, ao receber o título de Doutor Honoris Causa da Unimontes, em evento bem prestigiado no campus-sede da Unimontes, na terça-feira (24/9).

Defensor do Cerrado pelos quatro cantos do mundo, Braulino é geraizeiro e se tornou objeto de estudos, dissertações e teses em diversas universidades justamente pela causa ambiental. A distinção máxima da Universidade foi acompanhada por diversos povos e comunidades tradicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =